Mercados

Bolsa brasileira avança refletindo a pacificação institucional; dólar opera volátil

Por Fast Trade
10 setembro 2021 - 13:15 | Atualizado em 10 setembro 2021 - 15:13

A Bolsa brasileira opera em alta nesta sexta-feira (10), apoiada pela pacificação institucional após a declaração à nação realizada pelo presidente Jair Bolsonaro. Através da intermediação do ex-presidente Michel Temer, o capitão do exército divulgou uma nota defendendo a harmonia entre os poderes.

Além de afirmar que não pretendia atacar os demais poderes, o presidente ainda se reconciliou com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, o responsável pela condução do inquérito das Fake News.

Na agenda de indicadores, as vendas do varejo de julho cresceram 1,2%, segundo as informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Como resultado, o dado surpreendeu as estimativas dos investidores, cuja projeção era de alta em apenas 0,7% do indicador.

Enquanto isso, lá fora, o presidente do Estados Unidos, Joe Biden, e o líder chinês, Xi Jinping, conversaram por telefone para tratar da disputa comercial dos dois países. Assim, o objetivo é evitar uma nova escalada de conflitos, a exemplo de como aconteceu na gestão de Donald Trump.

+ O que ninguém te conta sobre os investimentos em ações

A seguir, as movimentações do pregão na B3:

Maiores altas do índice geral: Méliuz (CASH3), Minerva (BEEF3), Cyrela (CYRE3), B3 (B3SA3) e Cogna (COGN3).

As maiores quedas do índice geral: Localiza (RENT3), Locamérica (LCAM3), Magazine Luiza (MGLU3), Pão de Açúcar (PCAR3), Petz (PETZ3).

Às 13h14 (horário de Brasília), o Ibovespa subia 0,35% aos 115.762 pontos, registrando um volume financeiro de R$11,281 bilhões.

Dólar opera volátil com foco no ambiente doméstico

O dólar comercial opera em leve queda de 0,04% contra o real, na cotação de R$5,2200 na venda, refletindo as nuances do ambiente doméstico. Desse modo, com o cenário externo favorável a ativos de risco, a divisa americana oscilava entre perdas e ganhos, sem assumir uma direção comum.

Apesar de o clima político ter melhorado com o recuo de Bolsonaro em sua ofensiva contra os demais poderes, o resultado das vendas do varejo limitou o ânimo dos investidores.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Por fim, os juros futuros registravam aumento nas taxas em todos os períodos, precificando as chances de um aumento elevado na taxa Selic.

Quer ficar informado de todas as novidades do mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Bolsa brasileira avança refletindo a pacificação institucional; dólar opera volátil

Leia também:

Varejo restrito sobe 1,2% em julho e atinge o maior patamar histórico

Reposicionamento do Presidente e pauta dos caminhoneiros no panorama político

Vale diminui capacidade produtiva para 2022 e anuncia “briquete verde”


Sobre o autor