Mercados

BofA vê ações brasileiras com fundamentos sólidos apesar dos impactos da inflação

Por Fast Trade
23 setembro 2021 - 16:45 | Atualizado em 23 setembro 2021 - 17:18

O Bank of America acredita que as ações brasileiras apresentam fundamentos sólidos, mesmo diante de um cenário de altos níveis de inflação. Além disso, o banco vê resiliência no desempenho das companhias, sobretudo, as exportadoras, que contam com mecanismos de “hedges” naturais.

As expectativas de inflação estão aumentando, à medida em que se aproxima o fim de 2021. Nesse sentido, os especialistas revisaram para cima as estimativas para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), subindo de 7,75% para 8%.

+ O que ninguém conta sobre os investimentos em ações

No entanto, cerca de 29% do Ibovespa é composto por empresas de exportadoras de commodities, como metais, celulose e petróleo. Estes estão protegidos pela inflação e ainda conseguem abrir espaço para absorver o aumento dos custos, sendo possível melhorar as margens.

“Os exportadores de proteínas também têm alguma vantagem devido à desvalorização da moeda” – avaliaram os analistas do BofA.

Da mesma forma, outros 9% do Ibovespa, mesmo sofrendo o impacto da inflação, conseguem repassar preços com facilidade. Por exemplo, os shoppings, o setor de utilidades, a indústria de distribuição e transmissão de energia e as rodovias aplicam reajustes e mantém o equilíbrio dos lucros.

Setor financeiro, seguradoras, restaurantes e vestuário

O BofA também citou que as empresas do setor financeiro respondem por cerca de 23% do Ibovespa e devem enfrentar pressões salariais mais fortes. Contudo, os valores podem ser compensados pelas taxas de juros mais altas e ganhos de eficiência com a redução dos custos gerais.

Ao mesmo tempo, os analistas do banco explicam que o setor de seguros também deve ter aumento nos custos gerais. Mas também poderão compensar as perdas com ganhos financeiros maiores em seus investimentos.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Por fim, as perspectivas continuam desafiadoras para os restaurantes e as varejistas de vestuário, pois ambos apresentam dificuldades em repassar a alta da inflação. Além disso, a pressão sobre a renda dos consumidores deve afetar a demanda para os segmentos.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

BofA vê ações brasileiras com fundamentos sólidos apesar dos níveis de inflação

Leia também:

Goldman eleva a recomendação da Embraer após acordo e ações disparam na B3

Bolsa brasileira opera em alta repercutindo o Fed, Copom e Evergrande; dólar cai

Evergrande: China dá indícios de que pretende evitar colapso financeiro


Sobre o autor