Mercados

Blockchain pode transformar os setores econômicos, dizem os especialistas

Por Fast Trade
14 janeiro 2022 - 17:29 | Atualizado em 19 janeiro 2022 - 10:15
Créditos: shutterstock.com

Conhecida como blockchain, a tecnologia que viabiliza as transações de ativos digitais tem o potencial de transformar os setores econômicos tradicionais, dizem os especialistas. Durante um evento realizado pela Editora Globo, este tema foi objeto de debate entre as principais personalidades deste ramo no Brasil.

De acordo com Marcelo Maziero, presidente do conselho da Central de Recebíveis (Cerc), as inovações tecnológicas podem alterar os setores considerados muito burocráticos. Isto porque, os mecanismos de segurança oferecidos, como a criptografia, constituem um diferencial em diversas atividades cotidianas.

Por exemplo, ele cita a autenticação de documentos pelo formato on-line, que poderia economizar o tempo dos cidadãos e os custos de manutenção do serviço.

+ Guia completo de como ter sucesso nas operações de Day Trade – Baixe agora!

“O blockchain é a grande revolução do mercado porque viabiliza que se tenha muita segurança no que tá escrito num contrato. Existe um mundo do século XIX que ainda está resistindo. Mas não faz sentido hoje, em tempos de blockchain, eu ter que ir ao cartório ou ao banco, por exemplo” – disse Maziero.

Ao mesmo tempo, Gustavo Cunha, sócio da Resetfunds e da Fintrender, fez menção à quantidade de criptomoedas existentes e os benefícios que elas podem proporcionar. Ele explicou que até 2016, existiam apenas o bitcoin e a ethereum, mas hoje, “são mais de 15 mil iniciativas de criptomoedas e você consegue representar qualquer setor e atividade econômica do mundo”.

A informação como o caminho para a maturação

Para Luciano Vassan, cofundador do BrasilNFT, mesmo os setores não envolvidos nas transformações tecnológicas devem ser afetados pelas soluções criadas a partir do uso do blockchain.

Por exemplo, ele cita as inovações no entretenimento, que já estão movimentando milhões e devem gerar valores ainda mais robustos com a venda de obras vinculadas aos NFTs (token de características únicas). Além disso, a venda dos certificados digitais que registram a posse de bens, sobretudo obras de arte, também vem gerando receitas.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Contudo, Vassan ressaltou que as novas tecnologias estão em fase de maturação, precisando que as pessoas sejam educadas para compreender suas aplicações. “Estamos terminando de passar pelo período da negação e vamos passar por esse período de maturação” – afirmou o executivo, acrescentando que o conhecimento será fundamental para a ampla aceitação das mudanças.

Quer ficar informado de todas as novidades do mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Blockchain pode transformar os setores econômicos tradicionais, dizem os especialistas

Leia também:

Bitcoin sobe e ensaia recuperação após a queda de 12% na primeira semana de 2022

Migração da base acionária para os EUA pode valorizar a Minerva, segundo analistas

BTG Pactual reconhece os méritos da Orizon e eleva o preço-alvo das ações


Sobre o autor