Política

“Big Bang Day”: megapacote de medidas econômicas e sociais é adiado

Por Fast Trade
25 agosto 2020 - 07:00 | Atualizado em 25 agosto 2020 - 07:28
reforma tributária

Batizado de ‘Big Bang Day’ pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, o megapacote de medidas econômicas e sociais, previsto para ser divulgado hoje, foi adiado.

Antes da oficialização do adiamento, o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), já havia antecipado à Reuters a possibilidade.

Baixe gratuitamente: Guia do investidor iniciante

Em linhas gerais, o governo de Jair Bolsonaro deve apresentar cinco grandes propostas:

Dentre os destaques está o programa de renda básica Renda Brasil, substituto do Bolsa Família e outros programas sociais como o abono-salarial e seguro-desemprego;

Além disso, uma nova taxação sobre transações deve ser anunciada também para substituir a desoneração da folha de pagamentos;

O novo Pacto Federativo, via PEC, que permitiria a flexibilização das verbas hoje que estão engessadas. Teoricamente, isso ajudaria a amortecer o endividamento público;

Outra proposta deve englobar a mudança no programa Minha Casa, Minha Vida, que deve permitir não apenas compras subsidiadas de imóveis, mas também de reformas e deve ser chamado de ‘Casa Verde Amarela’;

Por fim, o governo deve propor o remanejamento de recursos para permitir obras em infraestrutura sem desrespeitar o teto de gastos em 2021.

Baixa gratuitamente o relatório especial sobre os Fundos Imobiliários

Também conhecido como um plano de ação focado o emprego e renda pós-pandemia, o Big Bang Day também ainda contemplar o Contrato Verde e Amarelo.

Assim também, o evento traria o anúncio do novo formato de marcos legais e ações de cortes de despesas, como deseja o mercado.

De acordo com a imprensa, o cancelamento da agenda foi motivado por indefinições em alguns pontos dos programas a serem anunciados pelos ministros.

Baixa gratuitamente o relatório especial sobre os Fundos Imobiliários

Mais do ‘Big Bang Day’

Ainda sem data para a divulgação de todo o pacote, o anúncio do novo Minha Casa, Minha Vida (Casa Verde-Amarela), segue marcado para 11h desta terça-feira (25).

Comandado pelo ministro Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), o projeto reformulará uma das marcas dos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

Ademais, a avaliação do mercado é que alguns pontos do Big Bang Day são considerados polêmicos e, portanto, vão demandar elevada capacidade de articulação política.

O governo precisará argumentar nas duas casas legislativas em um momento considerado sensível na relação entre os senadores que, recentemente, derrubaram o veto presidencial sobre o reajuste dos salários para servidores públicos.

As declarações do ministro Paulo Guedes de que a decisão pode ser considerada um ‘crime contra o país’ também causaram descontentamento no Senado.

Baixe agora: Guia completo de como ter sucesso nas operações de day trade


Sobre o autor