Empresas

BC autoriza Itaú Unibanco a adquirir participação adicional de 11,5% na XP

Por Fast Trade
08 novembro 2021 - 13:49 | Atualizado em 08 novembro 2021 - 16:14
XP Investimentos Itaú

O Banco Central autorizou o Itaú Unibanco a adquirir a participação adicional de 11,5% nas ações da XP Inc., cumprindo o acordo celebrado entre as empresas. Através de um comunicado, o banco informou que a conclusão desta operação está prevista para 2022.

Nesse sentido, a consumação dos termos acontecerá após a divulgação das demonstrações financeiras auditadas referente ao exercício de 2021 da corretora, segundo o texto enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

+ Guia do Investidor Iniciante

Acima de tudo, o Itaú informou que ainda será necessário obter a anuência dos órgãos reguladores internacionais para selar o negócio. No entanto, o presidente do banco, Milton Maluhy Filho, ressaltou que não há qualquer preocupação no horizonte quanto a essa autorização.

Vale lembrar que essa aquisição é parte de um compromisso mais amplo do Itaú para com a XP, dentro do acordo de cisão. Além disso, o banco atribuiu à companhia XPart, criada para esta finalidade, a fatia de 41,05% de sua titularidade na XP.

Por esse motivo, Itaú, Itaúsa e XP assinaram um acordo prevendo a incorporação pela XP da XPart, o que, na prática, significa que os acionistas da XPart receberão ações da XP.

Diversificação e a busca pela eficiência

Na visão de Maluhy, essa diversificação promovida pelo Itaú em seu portfólio de participações é muito importante para conseguir aproveitar oportunidades. Desse modo, o executivo citou o caso da IRB Brasil, uma empresa, na qual, o banco é um dos principais acionistas.

“O IRB passou por um cenário adverso, era difícil ter visibilidade no conselho, a administração anterior está sendo investigada, mas estamos confortáveis com os avanços” – disse Maluhy.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Ele também explicou que os R$ 747 milhões em provisão para gastos com reestruturação no primeiro trimestre estão relacionados à simplificação e unificação no atendimento aos clientes. “No nosso programa de eficiência temos projetos estruturantes, que não se repetem nos trimestres a seguir” – enfatizou o executivo.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

BC autoriza Itaú Unibanco a adquirir participação adicional de 11,5% na XP

Leia também:

Bolsa e dólar ganham força com blue chips, exterior e PEC dos precatórios

Boletim Focus: queda no PIB e aumento do IPCA pela 31º semana seguida


Sobre o autor