Empresas

BB lança fundo de investimento para financiar projetos ligados a créditos de carbono

Por Fast Trade
18 maio 2022 - 15:33 | Atualizado em 18 maio 2022 - 16:20
BBAS3; Banco do Brasil; BB Seguridade; proventos do BB

O Banco do Brasil divulgou o lançamento de um fundo de investimento voltado ao financiamento de projetos ligados à créditos de carbono. Segundo o presidente do BB, Fausto Ribeiro, a instituição fez parcerias com outras empresas para atuar neste segmento.

“Esse fundo apoiará projetos sustentáveis e estará atrelado à variação de preços do mercado global de créditos de carbono, disponível a todos os clientes” – informou o CEO durante uma apresentação no Congresso Mercado Global de Carbono, realizado no Rio de Janeiro.

+ Guia completo para obter sucesso com investimentos na Bolsa de valores!

Este projeto contará com um aporte inicial de R$ 2 milhões, mas tem potencial de expansão até R$ 50 milhões ao final de 2022. Além disso, as empresas Ecosecurities, a Carbon Next, a Future Carbon, a Biofílica e a Moss, que atuam no mercado internacional de créditos de carbono, confirmaram a parceria.

Nesse sentido, vale destacar a explicação do presidente do BB sobre o objetivo da iniciativa. Ele disse que a prioridade da instituição é apoiar clientes que se dedicam a desenvolver ações que gerem créditos de carbono. “Somos o grande financiador do agronegócio e muito desses clientes poderão rentabilizar suas florestas que excedem a reserva legal” – argumentou o executivo.

BB será um intermediador eficiente para o mercado de créditos de carbono

De acordo com Ribeiro, o Banco do Brasil vai atuar como um intermediador eficiente para este mercado, conectando as empresas geradoras deste ativo aos potenciais compradores. Com isso, a instituição pretende ampliar a adesão dos agentes econômicos a esta prática tão importante para a agenda de sustentabilidade no mundo.

Ao mesmo tempo, o BB vai lançar um fundo de investimento exclusivo para permitir aos clientes externos investirem em créditos de carbono com o intuito de elevar a liquidez do mercado.

+ Tipos de ordens no mercado: Aprenda a identificá-las!

O presidente do banco também vai assinar acordos com o Banco Mundial e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para captar mais recursos. Ademais, é uma das prioridades do BB acelerar o processo de geração de créditos de carbono para permitir que os pequenos produtores acessem este mercado.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então assine a newsletter Fast Break e receba as notícias mais relevantes do momento!

 

Leia também:

Bolsa brasileira opera em queda seguindo o movimento de correção em NY; dólar sobe

Petrobras: projetos de energia eólica offshore estão em análise com foco no longo prazo

Banco Citi aumenta a projeção do PIB de 2022 para 0,7% e reduz a estimativa para 2023


Sobre o autor