Economia

Banco Citi refaz a projeção do PIB de 2022 estimando queda de 0,3%

Por Fast Trade
25 janeiro 2022 - 14:25 | Atualizado em 25 janeiro 2022 - 15:30
Inflação
Créditos: shutterstock.com

O banco Citi refez sua previsão para o Produto Interno Bruto (PIB) para o ano de 2022. Sendo assim, ao invés da alta de 0,3% a projeção atual se converteu em queda de 0,3%. Segundo o banco, o motivo transita entre a nova variante do coronavírus – a Ômicron – e condições monetárias pressionadas internamente e no mundo.

Além disso, o Citi mencionou que outros fatores como a taxa mais alta de juros real são parâmetros que levam a uma projeção de retração. Em razão disso, o banco estima que os próximos  5 trimestres consecutivos tendem a puxar o PIB brasileiro para baixo. A consideração foi feita com base no intervalo entre o 2° trimestre de 2021 até o 2° trimestre do ano vigente.

+ Índice e Mini Índice: Desvendando os contratos futuros

De acordo com Thais Ortega, Paulo Lopes e Leonardo Porto economistas do Citi, o período de 5 trimestres (ou 15 meses) demonstra uma das recessões mais duradouras já vistas. Embora ainda seja rasa, apresentando 0,8 ponto percentual, essa projeção chamou a atenção. Contudo, os analistas observam que o fator principal que contribui para retração do PIB de 2022 é um recuo 2,8% previstos nos investimentos.

Impactos da variante Ômicron no PIB de 2022

Segundo os economista do banco, o controle da pandemia do Covid-19 não está totalmente sob controle. Diante disso, a nova variante Ômicron segue avançando em larga escala, o que inevitavelmente pressiona as taxas de juros e a inflação. Além disso, a alavancagem da política econômica dos Estados Unidos começa a se aproximar, enquanto os emergentes observam a deterioração das perspectives globais.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

O momento atual da pandemia no mundo aponta para a interrupção da cadeia de suprimentos, e isso deve se prolongar mais do que o esperado. Com isso, as taxas de inflação devem atingir níveis mais altos por um período ainda maior. Por fim, o Citi mantém a projeção de IPCA em 4,7% para o final do ano. Porém, a estimativa da Selic fica em 12,25% no mês de maio.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

 

Leia Mais:

Aquisições e fusões aumentaram 51% no Brasil e movimentaram R$ 595,5 bilhões


Sobre o autor