Economia

Banco Citi aumenta a projeção do PIB 2022 para 0,7% e reduz a estimativa para 2023

Por Fast Trade
18 maio 2022 - 12:10 | Atualizado em 18 maio 2022 - 13:21
PIB

O banco Citi revisou a projeção de 0,1% para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2022. Com isso, a nova projeção subiu para 0,7%, mas para 2023 a estimativa de alta recuou de 1,2% para 1%. Segundo o Citi, as estimativas foram revisadas com base na recuperação atual do mercado de trabalho que está com desempenho superior ao que foi considerado na projeção anterior.

+ Notícias e indicadores: saiba como impactam nas operações de Day Trade!

Além da nova projeção para o PIB 2022, o banco refez as estimativas para a taxa de desemprego que teve recuo para 11% ante à estimativa de 11,7%. Já para o ano de 2023, o percentual baixou de 11,4% para 10,5%. Mas, o Citi esclarece que tem a expectativa de crescimento de 0,6% no 1º trimestre do ano atual frente ao trimestre anterior. Além disso, o banco prevê um sensível ajuste sazonal com alta  de 0,1% para o PIB no 2º trimestre de 2022.

Mais sobre a elevação do PIB 2022 feita pelo Citi

De acordo com os economistas do banco Citi, o mercado de trabalho evoluiu na recuperação e já atinge os níveis pré-pandemia. No entanto, os salários não acompanham o ritmo e encolheram. Com isso, entende-se que a análise se fixou na quantidade de empregos e não na recuperação de empregos levando em conta a qualidade deles.

Contudo, segundo os economistas, a dinâmica de consumo do quesito privado teve melhor avaliação para o momento e para o futuro. Sendo assim, esse foi um dos principais balizadores para que o PIB 2022 aponte crescimento, bem como do ano seguinte.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader!

Por fim, o banco Citi afirma que levando em conta a elasticidade entre consumo e folha de pagamento, o impacto reduzido dos reais salários em comparação com o consumo pode subestimar o impacto de empregos – se fosse avaliar a folha de pagamento isoladamente. Vale dizer que a elasticidade real relacionada ao emprego ficou em 1,2% e aos salários fechou em 0,7%.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe gratuitamente do Canal do Fast Trade no Telegram!

 

Leia Mais:

Gauss Capital aposta em teses de reabertura global após pandemia


Sobre o autor