Dólar e Câmbio

Banco Central realizará leilões diários de swap cambial com vencimento em 2 de março

Por Fast Trade
23 dezembro 2021 - 06:29 | Atualizado em 23 dezembro 2021 - 07:20
Copom

A partir do dia 03 de janeiro, o Banco Central informou que realizará leilões diários de swap cambial com vencimento para dia 02 de março. O objetivo é promover a rolagem integral dos 282.270 contratos que possuem termo final para esta data e totalizam US$ 14,1 bilhões.

+ Guia completo de como ter sucesso nas operações de Day Trade – Baixe agora!

Nesse sentido, a instituição informou que planeja executar a medida durante o período necessário para vender todo os contratos deste vencimento e que estão em estoque.

Além disso, o BC resguarda a possibilidade de alterar cada lote ofertado, ou ainda, aceitar propostas de compra para quantidades maiores ou menores a sua oferta. Através do Departamento de Operações de Mercado Aberto (Demab), a autoridade monetária vai divulgar, posteriormente, as condições de cada leilão, visando oferecer maior transparência ao processo.

Como funcionam os contratos de swap cambial

Segundo o BC, os contratos de swap são derivativos financeiros que promovem a intercambialidade de taxas ou rentabilidade de ativos financeiros em uma transação. Desse modo, o objetivo é fornecer proteção (hedge) contra variações excessivas do dólar em relação ao real.

Ao mesmo tempo, a medida provê liquidez, de modo que a compra de contratos desta natureza funciona como injeção de divisas no mercado futuro.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Ou seja, quando uma empresa possui um ativo financeiro indexado à oscilação da moeda americana e deseja trocá-lo por uma determinada taxa prefixada, ela pode efetuar essa transação utilizando uma troca de taxas, sem que seja necessário se desfazer do ativo, mas apenas utilizando o swap.

No caso do contrato de swap cambial, o BC assume o compromisso de pagar ao titular da swap a variação do dólar, acrescida de uma taxa de juros (cupom cambial). Em contrapartida, a instituição vai receber a variação da taxa básica de juros (Selic) acumulada no mesmo período.

Quer ficar informado de todas as novidades do mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Banco Central realizará leilões diários de swap cambial com vencimento em 2 de março

Leia também:

Ibovespa desvia do exterior e fecha em queda sinalizando cautela no mercado local

Dólar cai 1,2% e fecha a R$ 5,66 em um movimento alinhado ao exterior

O Metaverso vai mudar a estrutura da indústria financeira, diz Goldman Sachs


Sobre o autor