EconomiaHome

Banco Central propõe projeto de lei que permite contas em dólar no Brasil

Por Eloiza Amaral
29 maio 2019 - 16:35
Presidente do Banco Central - Economia
Presidente do Banco Central

O presidente do Banco Central (BC), Roberto de Campos Neto, informou nesta quarta feira (29), que como forma de melhorar o ambiente de negócios no país, reduzir a burocracia e estimular a produtividade a instituição está tomando uma série de medidas.

Dentre as ações, que fazem parte da agenda BC#, está um projeto de lei que será enviado ao Congresso Nacional com o objetivo de simplificar a legislação cambial, através da permissão de existência de contas bancárias em dólares no Brasil. Além disso, este ponto da PL também visa facilitar que bancos em outros países tenham contas em real.

E-book: Guia completo e definitivo da Previdência Privada

Para o diretor de Regulação do BC, Otávio Ribeiro Damaso, o processo deve ser feito com cautela. Ele afirmou durante a coletiva que contas em dólar já são permitidas para alguns setores da economia, como a indústria de petróleo e embaixadas, mas que outros setores dependentes do mercado internacional são prejudicados.

‘’As regras que hoje regem o câmbio no país estão defasadas, já que foram estabelecidas entre 1920 e 1950 – e isso dificulta a vida de quem depende de exportações e importações’’, disse Damaso.

A chamada agenda BC# também inclui medidas de incentivo ao microcrédito, ações para educação financeira, de ampliação ao crédito imobiliário e melhora da transparência do mercado financeiro. Segundo Campos Neto, mais detalhes ainda serão revelados com o tempo.


Sobre o autor