Economia

Banco Central planeja regulamentar o mercado de carbono no Brasil, diz Campos Neto

Por Fast Trade
18 maio 2022 - 17:17 | Atualizado em 18 maio 2022 - 18:51
Campos Neto

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que está sendo criado um grupo para elaborar a regulamentação do mercado de carbono no Brasil. Na visão do executivo, esta iniciativa vai contribuir com o desenvolvimento do setor e das empresas interessadas no tema.

“O que temos em termos de próximos capítulos é estudar uma taxonomia para o Brasil, é muito importante. E também queremos fazer um grupo para começar a pensar quais são as regras que vamos desenhar para que o mercado de carbono se desenvolva” – explicou Campos Neto.

+ Leitura de Fluxo: Confira os detalhes desta importante técnica!

Além disso, ele defendeu a criação de soluções para a segurança alimentar e da energia, visando equilibrar questões como preço e alocação de recursos. A crescente preocupação com a agenda do clima também está no radar do BC, já que se trata de garantir a estabilidade global.

“Passamos a incluir cenário de risco climático em testes de estresse de curto prazo” – disse o presidente da instituição, afirmando que o contexto externo também interfere na condução da política monetária. De acordo com Campos Neto, as variações no clima podem causar prejuízos à produção e à economia.

Monetização do mercado de carbono

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, informou que sua equipe, em conjunto com a pasta da Economia, criou o chamado “mercado regulado de carbono”. Ele também mencionou que o decreto que será publicado hoje pretende divulgar instrumentos que vão monetizar o mercado de carbono.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader!

Na visão do ministro, o governo está trabalhando para estabelecer critérios rígidos com foco no mercado, sobretudo, porque conta com a participação dos empresários. “Ambientalistas de plantão nunca aceitaram uma parceria com o setor privado. Este governo está fazendo história com essa regulação tão necessária para projetos verdes em linha com o futuro neutro de emissões” – disse Leite.

Quer saber como é a alta performance em operações utilizando a plataforma de negociação mais ágil do Brasil? Então cadastre-se no Fast Trade e tenha 7 dias de teste grátis.

Banco Central planeja regulamentar o mercado de carbono no Brasil

Leia também:

Ações da JBS acumulam valorização de 17% em 12 meses, mas vale a pena investir?

Bolsa brasileira opera em queda seguindo movimento de correção em NY; dólar sobe


Sobre o autor