Mercados

Mercado de Energia: B3 formaliza boleta para compra e venda neste segmento

Por Fast Trade
17 janeiro 2022 - 14:10 | Atualizado em 17 janeiro 2022 - 15:07
ações da B3; B3SA3

Avançando estrategicamente para a meta de ser uma Clearing do setor de energia elétrica, a B3 (B3SA3) lançou uma boleta formalizando as operações de compra e venda. Sendo assim, apesar de não ter a dimensão exata do tamanho do mercado para o novo produto, ele vem substituir os contratos de energia feitos por telefone.

De acordo com Ana Beatriz Mattos, superintendente de novos negócios da B3, os contratos de energia de curto prazo se adequam melhor à plataforma. Entretanto, a Bolsa já está tentando ampliar o escopo visando oferecer contratos padronizados para o varejo do setor elétrico. A executiva também explicou que, apesar de cerca de 80% dos contratos de energia possibilitarem padronização, muitos deles estão fora das plataformas do mercado que já existem.

+ Desvendando o Swing Trade: Tudo o que você precisa saber!

O movimento da B3 no setor de energia elétrica

Os primeiros passos aconteceram no fim de 2020 com o lançamento do “Selo de Confiança”. Através deste instrumento, a B3 tornou possível o acesso a dados para o gerenciamento do risco de inadimplência. Com isso, geradores habilitados, comerciantes e consumidores puderam melhorar o controle da inadimplência no mercado livre de energia.

Dentre os habilitados, destaca-se a 2W Energia, a Eneva (ENEV3) e a Eletrobras (ELET3/ELET6). No entanto, é importante dizer que há no total 13 agentes com o selo da B3 e outros 7 estão se credenciando.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

O objetivo dos contratos de energia que estão no varejo do setor elétrico visa, sobretudo, alcançar os clientes que consomem menos do que 0,5 megawatts (MW).

Com o movimento da oferta de boleta, a B3 torna oficial a concorrência com o Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia (BBCE). Com isso, passa a estar presente na plataforma que já conta com grandes empresas de elétrica como EDP (ENBR3) e ENGIE (EGIE3). Por fim, vale dizer que o BBCE  é a plataforma principal para transações do mercado livre de energia.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade

 

 

Leia também:

Bolsa brasileira opera em queda com catalisadores locais e baixa liquidez; dólar oscila

EZTec: confira a prévia operacional e as avaliações dos analistas sobre o resultado

Agenda de Indicadores: Boletim Focus e IBC-Br


Sobre o autor