Empresas

B3 investe em operações de alta frequência e firma parceria com Tooq Data Trading

Por Fast Trade
23 junho 2022 - 16:00 | Atualizado em 23 junho 2022 - 17:04
B3

A B3 (B3SA3) incorporou a empresa Tooq Data Trading em seu data center, onde são prestados os serviços e Co-location ao mercado. A companhia atua no segmento de tecnologia e detém o know-how em operações de alta frequência (HFT).

Esse tipo de transação envolve altíssima velocidade, bem como vultosos volumes de ordens de compra e venda e algoritmos de negociação em supercomputadores com o mínimo de latência, ou seja, quase sem atraso na comunicação de dados.

+ Inscreva-se para a segunda edição do Invest Day!

“Ter a Tooq como parceira da B3 fornecendo serviços de ponta no nosso datacenter e em conjunto com os Serviços de Co-location B3 vai contribuir ainda mais com a liquidez dos nossos mercados e com a expansão do ecossistema financeiro”, disse Alexandre Jahnecke, superintendente de produtos e serviços da B3.

De acordo com Jahnecke, a tecnologia aumentará a satisfação do cliente e irá alavancar os investimentos em quase todos as áreas de atuação da Bolsa. Ademais, os investidores interessados em HFT poderão usufruir de operações mais estáveis e seguras.

Operações de alta frequência na B3

A tecnologia já é usada com sucesso nos Estados Unidos, na NYSE e na Nasdaq, e também na Europa, na Euronext. Dessa forma, atrai a atenção de outras companhias do setor. A Tooq oferece consultoria de soluções de hardware, software e infraestrutura para os ambientes de alta frequência na B3. O investimento inicial foi de R$ 4 milhões, contudo estão previstos outros R$ 20 milhões nos próximos três anos.

+ Consumo de liquidez: Como isso pode afetar as operações? Confira neste vídeo!

Segundo a empresa de tecnologia, a liquidez desempenha um papel essencial no progresso do mercado financeiro e, portanto, da economia. É nesse sentido que a Tooq consegue contribuir oferecendo soluções ao mercado de alta frequência, de arbitragem e de market making.

“Os diferenciais competitivos que se viabilizam com tecnologias superiores  e que garantem operações de alta frequência eficientes são pré-requisitos para os que querem participar desse mercado”, afirmou, por fim, Ronaldo Moura, CEO da Tooq.

Quer saber como é a alta performance em operações utilizando a plataforma de negociação mais ágil do Brasil? Então cadastre-se no Fast Trade e tenha 7 dias de teste grátis.

 

Leia também:

Bolsa brasileira tem pregão de forte queda com foco no quadro fiscal; dólar sobe


Sobre o autor