Mercados

B3 anuncia lançamento de novos produtos para negociação de estratégia de curvas de juros

Por Fast Trade
26 maio 2022 - 07:03 | Atualizado em 26 maio 2022 - 08:31
Bolsa de Valores B3

Na próxima segunda-feira (30), a B3 (B3SA3) vai lançar produtos de operações estruturadas para a negociação de estratégias de curvas de juros para os contratos de Futuro de Depósito Interfinanceiro (DI).

De acordo com a companhia, a vantagem é sobretudo na eliminação do risco de execução (demora ou outros problemas operacionais) e menores custos.

+ Você sabe qual e a diferença entre análise técnica e tape reading? Confira os detalhes neste vídeo.

“Os novos produtos terão como principais benefícios a eliminação de risco de execução, pois dispensam a necessidade de se negociar os vencimentos da estratégia em livros de ofertas segregados, e maior eficiência tarifária, pois os custos de negociação estarão alinhados à exposição gerada na operação”, explica a B3.

Ademais, os novos produtos vão possibilitar ao investidor a visão do que exatamente está sendo negociado por meio de market data, o que não é possível hoje. Dessa maneira, ganha-se transparência para o mercado.

Estratégias de curvas de juros

De acordo com a instituição, no momento existem duas estratégias de curvas de juros principais no mercado. Primeiramente a negociação da taxa a termo (FRA) ou PU (Preço Unitário) Neutro e depois a Inclinação ou DV01 Neutro.

+ Guia completo para investimentos em Renda Fixa: Baixe agora!

“Na estrutura atual, os participantes que optam por negociar esses tipos de estratégias, calculam as proporções (ratio) de quantidades e atuam nos books dos vencimentos de forma segregada”, disse a companhia.

Por fim, a B3 disse que no futuro próximo serão lançados produtos envolvendo Futuro de Cupom de IPCA (DAP) e FRA de Cupom Cambial (FRC).

Outra novidade anunciada pela companhia nas últimas semanas foram as parcerias estratégicas com a Microsoft e a Oracle para a migração dos sistemas para a nuvem no prazo de dez anos.

“Essa é uma parceria transformacional. Nosso objetivo não é só tecnologia; é inovação, agilidade e flexibilidade para atender nossos clientes. Queremos construir um ambiente tecnológico com soluções novas, produtos novos e gerar benefícios que alcancem todo o mercado”, informou Rodrigo Nardoni, vice-presidente de Tecnologia e Segurança da Informação na B3.

Quer saber como é a alta performance em operações utilizando a plataforma de negociação mais ágil do Brasil? Então cadastre-se no Fast Trade e tenha 7 dias de teste grátis.

B3 anuncia lançamento de novos produtos para negociação de estratégia de curvas de juros

Leia também:

Ibovespa fecha estável refletindo o tom “suave” trazido pela ata do Federal Reserve


Sobre o autor