
De acordo com declarações de autoridades do Federal Reserve (Fed), o Federal Open Market Committee (Fomc) deve manter o aumento dos juros em 0,75 ponto percentual na próxima reunião de política monetária. As falas ocorreram hoje, sexta-feira (15).
Embora a visão geral seja que o aumento de 75 pontos-base seja o mais provável, um aumento maior, de 1 ponto percentual, ainda está no radar depois que a inflação ao consumidor (avanço de 9,1% na base anual) de junho veio mais forte do que esperado.
James Bullard, presidente do Fed de St. Louis, disse que a inflação justificaria subir a meta da taxa dos fundos federais a um intervalo entre 3,75% e 4,00% até o final de 2022. Ou seja, 0,50 ponto acima do objetivo anterior para o encerramento deste ano.
+ Disciplina operacional: como desenvolvê-la?
“O Fed tem de reagir… traçando um curso um pouco mais agressivo no segundo semestre deste ano”, disse Bullard na European Economics & Financial Centre em Londres. Contudo, ele afirmou ser indiferente em relação à opção de um aumento mais intenso agora ou mais para frente no segundo semestre.
“Provavelmente não faz muita diferença fazer 100 pontos-base aqui e menos nas outras três reuniões (em 2022) ou fazer 75 pontos-base aqui e um pouco mais nas três reuniões restantes do ano”, completou.
Sinalização das autoridades
Por outro lado, Raphael Bostic, presidente do Fed de Atlanta, alertou sobre os possíveis danos à economia norte-americana de um aumento mais intenso da taxa de juros. O mercado, portanto, interpretou a declaração do presidente como uma sinalização de que o alta será, de fato, 0,75 ponto percentual.
+ Guia do Investidor Iniciante: Baixe agora!
Sendo assim, os operadores de contratos futuros vinculados à taxa de juros do Fed apostaram fortemente em favor de um incremento de 75 pontos-base. As declarações foram as últimas antes do período de silêncio que antecede a decisão da autoridade monetária.
Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então assine a newsletter Fast Break e receba as notícias mais relevantes do momento!
Autoridades do Fed sinalizam aumento de 0,75 ponto na próxima reunião do Fomc
Leia também: