Mercados

Aumento dos lançamentos e vendas de imóveis aquece o mercado no 1º tri

Por Fast Trade
09 junho 2021 - 16:08 | Atualizado em 09 junho 2021 - 16:59

Os lançamentos e vendas de imóveis registraram um forte aumento no primeiro trimestre, segundo a Associação Brasileira das Incorporadoras de Imóveis (Abrainc).

Apenas em relação aos imóveis lançados, houve um salto de 39% em comparação ao mesmo período do ano passado, somando 26.384 unidades. Por sua vez, as unidades vendidas aumentaram 21% na mesma base, totalizando 34.823 imóveis.

De acordo com Luiz Antônio França, presidente da associação, analisando os dados de janeiro a março, é possível projetar um crescimento de 40% nos lançamentos de 2021. Ao mesmo tempo, as vendas devem aumentar em torno de 30%.

Desvendando o swing trade: Tudo o que você precisa saber!

Na visão do CEO, um dos principais motivos que justificam o aquecimento do mercado é a queda acentuada das taxas de juros para os financiamentos imobiliários.

Isto porque, as mudanças promovidas no sistema financeiro de habitação (SFH) reduziram a taxa média de juros de 12,4% em 2017 para 7,7% este ano. Desse modo, a nova diretriz elevou o poder de compra das famílias, permitindo o acesso ao crédito.

De fato, este é um ponto positivo, pois a população passou a ter mais acesso a mais alternativas que possibilitam a compra de imóveis.

O bom momento refletiu no mercado de investimentos

Nesse sentido, as baixas taxas de juros também despertaram o interesse pela aquisição de imóveis para fins de investimento.

Com a Selic a 3,5% ao ano e a inflação mensurada pelo IPCA na faixa inferior a 8%, aumentou a demanda pela locação de imóveis, apesar do aumento nos preços.

França destacou ainda que houve crescimento no valor geral de vendas (VGV), cujo total lançado foi de 6,4 bilhões de reais, um aumento de 46% em relação ao mesmo período do ano anterior. As vendas do VGV cresceram 33% alcançando R$ 8,7 bilhões.

Guia de A a Z de como se tornar um trader

Desse modo, o crescimento dos lançamentos foi mais expressivo, com destaque para os segmentos de médio e alto padrão.

Por fim, considerando as unidades incluídas no programa Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa Minha Vida), a alta dos lançamentos foi de 31%.

Quer ficar informado de todas as novidades do mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Aumento dos lançamentos e vendas de imóveis aquecem o mercado no 1º tri

Leia também:

Petrobras obtém o aval do Cade para a venda da refinaria Landulpho Alves

Bolsa brasileira vira para alta após oscilar na abertura com IPCA; dólar ganha força

CSN avança nas negociações para a aquisição da Cimentos Elisabeth


Sobre o autor