Economia

Atividade industrial segue em recuperação e setor volta a contratar, mostra CNI

Por Fast Trade
23 setembro 2020 - 07:30 | Atualizado em 23 setembro 2020 - 10:06
Atividade industrial nos EUA registra nível mais baixo em quase dez anos; indústria

A pesquisa Sondagem Industrial, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), revelou que a atividade industrial já se encontra no patamar pré-crise após resultado de agosto.

De acordo com o gerente de Análise Econômica, Marcelo Azevedo, o crescimento da produção industrial no mês passado foi tão disseminado quanto o de julho.

Agora, contudo, esse avanço foi acompanhado pelo crescimento do emprego no segmento.Conforme a publicação da CNI, os índices de evolução da produção e do número de empregados mostram continuidade da recuperação da atividade industrial.

Assim sendo, o resultado marca em agosto o terceiro resultado consecutivo de alta da produção. Nesse contexto, o índice de evolução da produção alcançou 58,7 pontos, em uma escala de 0 a 100, indicando crescimento frente ao mês anterior.

Baixe agora: Guia completo de como ter sucesso nas operações de day trade

Emprego e a atividade industrial

Por sua vez, o índice de evolução do número de empregados atingiu 53,8 pontos em agosto, isto é, também ficando acima do patamar de crescimento. Segundo a CNI, o resultado é o maior da série histórica mensal, iniciada em janeiro de 2011, e mostra elevação significativa do número de empregados.

Para se ter uma ideia, o indicador chegou 38,2 pontos em abril, período considerado pelos especialistas como o “fundo do poço” da pandemia do coronavírus.

“O índice já havia superado a linha divisória de 50 pontos em julho (índice de 50,9 pontos) mas, ao se afastar da linha, revela alta mais significativa e disseminada do emprego industrial”, explicou o gerente de Análise Econômica, Marcelo Azevedo.

Baixa gratuitamente o relatório especial sobre os Fundos Imobiliários

Já a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) chegou aos 71% na amostragem mais recente, dois pontos percentuais acima do apurado no mesmo período de 2019.

Do mesmo modo, o otimismo do empresário segue em ascensão, impulsionado pela recuperação econômica, mas também pelo início do período de fim de ano. Em uma escala de análise sazonal, o período é considerado mais favorável à produção industrial.

Leia também: Confiança da indústria de setembro pode chegar ao maior nível desde 2013

Por outro lado, a sondagem mostrou que os estoques continuam abaixo do planejado. Ademais, o índice de evolução do nível de estoques – que vinha registrando queda desde abril – registrou 46,3 pontos no mês de agosto.

Assim também, o índice de estoque efetivo em relação ao planejado ficou abaixo da linha divisória de 50 pontos (45,2 pontos), o que indica que os estoques seguiram inferiores ao esperado pelos empresários industriais, conforme destacou em reportagem a Agência Brasil.

Baixe agora: Guia de A a Z de como se tornar um trader!

Quer ficar informado de todas as novidades sobre as técnicas e estratégias aplicadas ao day trade? Então participe gratuitamente do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade


Sobre o autor