EconomiaHome

Atividade industrial nos EUA registra nível mais baixo em quase dez anos

Por Eloiza Amaral
24 julho 2019 - 11:55 | Atualizado em 28 dezembro 2020 - 16:57
Atividade industrial nos EUA registra nível mais baixo em quase dez anos

A prévia do Índice de Atividade Industrial (PMI) dos Estados Unidos registrou 50 pontos em julho, o nível mais baixo do indicador em quase dez anos, informou o Institute of Supply Management nesta quarta-feira (24).

O índice caiu 0,6 ponto percentual, e este é o quarto declínio mensal consecutivo no PMI. Analistas de mercado ficaram bastante desapontados e surpresos com o resultado, uma vez que as previsões feitas eram de 51 pontos.

O economista-chefe da IHS Markit, Chris Williamson, disse que “os dados indicam que a economia iniciou o terceiro trimestre com uma base suave decepcionante”.

Por outro lado, o PMI de serviços americano teve alta de 0,7 ponto percentual, indo de 51,5 pontos para 52,2 pontos, superando as projeções de 51,7 pontos.

O índice é resultado de um levantamento feito com mais de 400 empresas de 20 indústrias que estão distribuídas pelos 50 Estados americanos, e é utilizado como medidor para a confiança que pode ser depositada na economia.

Se o resultado estiver abaixo de 50 pontos, o que ocorre devido a uma diminuição da atividade, isso tende a indicar que o país está caminhando para uma recessão econômica, especialmente se a tendência continuar por vários meses, enquanto um valor substancialmente acima de 50 indica um período de crescimento econômico.

A variação dos resultados também tende a impactar as taxas cambiais do dólar, que podem subir ou diminuir de acordo com a aceitação do mercado com os números apresentados.


Sobre o autor