HomeMercados

Atividade empresarial da zona do euro avança em junho, mas resultado é moderado

Por Eloiza Amaral
21 junho 2019 - 12:17
Inflação na Europa

O PMI Composto do IHS Markit de atividade empresarial, considerado um medidor da saúde econômica da zona do euro, cresceu para 52,1 pontos em junho, ante avanço de 51,8 pontos no mês anterior.

Apesar de baixo, houve algum crescimento. Empresários acreditavam que o resultado seria inferior, devido preocupação com a desaceleração  da economia global e o impacto das guerras comerciais.

A divulgação ocorre após o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, sinalizar que a instituição pode flexibilizar a política monetária. Draghi sugeriu que haja mais cortes de juros ou maior quantidade de compras de ativos, caso a inflação não volte a meta fixada.

Por outro lado, na atividade industrial houve queda pelo quinto mês consecutivo. O resultado do mês foi de 47,8 pontos, comparado com 47,7 no mês passado, e abaixo de expectativas de 48 pontos.

Quando o resultado está abaixo de 50 pontos, o que ocorre devido a uma diminuição da atividade, isso indica que o país está caminhando para uma recessão econômica, especialmente se a tendência continuar por vários meses, enquanto um valor substancialmente acima de 50 indica um período de crescimento econômico.


Sobre o autor