Economia

Atividade econômica e crise hídrica pressionam Selic acima de 6% em 2021

Por Fast Trade
02 junho 2021 - 06:54 | Atualizado em 02 junho 2021 - 09:05

O fortalecimento da atividade econômica e a crise hídrica no país provocaram uma revisão nas projeções que apostavam na Selic a 6% em 2021.

Isto porque, o avanço acima do esperado do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre surpreendeu os analistas e aumentou as chances de a taxa de juros atingir o nível “neutro”.

O Bank of America, por exemplo, promoveu ajustes nas estimativas elevando a taxa básica de 5% para 6% no final deste ano. Nesse sentido, o banco passou a trabalhar com um ritmo de crescimento mais intenso e a inflação anual mais forte, em torno de 5,9%.

Guia completo para obter sucesso na Bolsa de Valores

Da mesma forma, a instituição considerou decisivos alguns fatores-chave do ambiente macroeconômico, como a alta das commodities, a depreciação do real e os preços da energia elétrica.

Na visão do chefe de economia e estratégia do BofA no Brasil, David Backer, a atuação destes aspectos deve levar o Banco Central a antecipar o aumento dos juros para tentar conter a inflação. O objetivo seria evitar a desancoragem das expectativas referentes aos preços no médio prazo.

O aperto monetário mais agressivo já estava precificado

Os analistas da Quantitas já previam em suas estimativas que a taxa Selic estaria no patamar de 6,5% no final de 2021, tendo em vista as condições de mercado atuais.

No entanto, eles alteraram a meta do ciclo de altas para a estabilização em 7,5% no início de 2022, a depender do desempenho do país.

Guia de A a Z de como se tornar um trader

“O número do PIB nos deu mais conforto para fazer um movimento de mudança de cenário de Selic que queríamos ter feito antes, mas é mais motivada pelo cenário de inflação”, disse o economista-chefe da gestora, Ivo Chermont.

Por fim, a Quantitas elevou a projeção para o PIB de 4,8% para 5,7%, acreditando que inflação ainda será um grande contraponto do cenário macroeconômico.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Atividade econômica e crise hídrica pressionam Selic acima de 6% em 2021

Leia também:

Investir para transformar a realidade já é uma tendência, segundo pesquisa do UBS

Ibovespa sobe 1,63% e avança aos 128 mil em novo recorde apoiado pelo PIB

Dólar cai 1,61% e fecha a R$5,14 devolvendo os ganhos de 2021


Sobre o autor