Economia

Atividade da indústria cresce em agosto com recorde de produção e encomendas

Por Fast Trade
02 setembro 2020 - 07:30 | Atualizado em 02 setembro 2020 - 10:33
Atividade industrial nos EUA registra nível mais baixo em quase dez anos; indústria

A flexibilização das medidas adotadas para a contenção da pandemia do coronavírus refletiram na atividade da indústria brasileira, que deu um salto considerável em agosto.

De acordo com a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI) apurada pelo IHS Markit, o indicador passou de 58,2 (julho) para 64,7 (agosto).

O impressionante salto fez o PMI que mostra a atividade da indústria disparar acima da marca de 50, que separa o crescimento de contração.

Ademais, o resultado traz um respiro para o segmento após recordes negativos em abril e maio, amparado pelo recorde no volume de produção e demanda.

Além disso, agosto foi o terceiro mês consecutivo para o índice acima da marca de 50, conforme destacou o relatório, mostrando a tendência de recuperação.

Para o diretor de economia do IHS Markit, Paul Smith, “o setor industrial do Brasil continuou a se recuperar rapidamente do vácuo de produção”.

Recentemente, a FGV mostrou que a confiança da indústria, da construção e do comércio haviam crescido em agosto pelo 4° mês consecutivo.

Por isso o investidor monitora a divulgação dos indicadores econômicos que dão sinais sobre os impactos da pandemia, mas também sobre as perspectivas futuras.

Na avaliação do ministro da Economia, Paulo Guedes, ‘a economia já pegou no tranco’. Particularmente, o setor industrial apurou recordes na produção e novos pedidos. O economista ainda reforçou a recuperação em “V” mesmo após a queda histórica do PIB.

Baixe gratuitamente: Guia de A a Z de como se tornar um trader

Demanda local impulsiona a atividade industrial

Embora os custos operacionais tenham crescido em agosto a um ritmo considerável devido ao aumento da demanda, câmbio desfavorável e até mesmo a falta de estoque, esse movimento tem sido amparado pelo mercado doméstico.

Segundo a consultoria, os novos pedidos para exportação declinaram pelo 12º mês consecutivo.

Assim sendo, a inflação no preço de insumos foi recorde e os fabricantes responderam aumentando também seus preços cobrados a um alto patamar.

Outro ponto em destaque do indicador sobre a atividade industrial é a criação de novos postos de trabalho no período, que ocorreu de forma significativa.

Baixa gratuitamente o relatório especial sobre os Fundos Imobiliários

Projeção para a atividade industrial

Por fim, o Índice de Gerentes de Compras de agosto mostrou que o nível de otimismo para os próximos 12 meses permaneceu elevado.

Segundo o IHS Markit, as empresas esperam um salto na atividade em comparação com os níveis atuais e que as vendas continuarão em trajetória positiva.

Baixe agora: Guia completo de como ter sucesso nas operações de day trade

Quer ficar informado de tudo o que acontece no mercado financeiro? Então participe gratuitamente do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade


Sobre o autor