Economia

Ata da reunião do Copom: mercado faz análise do conteúdo versus projeções

Por Fast Trade
08 fevereiro 2022 - 16:09 | Atualizado em 08 fevereiro 2022 - 17:12
Selic
Créditos: shutterstock.com

Em ata divulgada hoje (8), o Copom – Comitê de Política Monetária do Banco Central achou melhor não mencionar qual será o próximo ajuste da Selic. O motivo é a falta de certeza dos valores das commodities e demais ativos importantes, e também o momento crítico monetário. A ata é analisada por instituições financeiras e possibilita revisões de estimativas, além de aumentar as taxas de juros futuros.

+ Calendário do Trader 2022: Baixe agora!

Embora a avaliação tenha sido publicada nesta terça feira, se refere à reunião que aconteceu na última semana em que ficou definida a taxa Selic em 10,75% ao ano e alta de 1,5 pp. No entanto, o Banco Central sinalizou que deve diminuir o aumento de juros, porém, não informou nada sobre ajustes futuros.

Especialistas comentam ata e elevam suas estimativas para Selic

O Itaú avalia o conteúdo da ata da reunião do Copom, mencionando que a elevação da taxa Selic deve seguir em ritmo mais lento, mas sem pausa. Por esse motivo, o banco aumentou a estimativa terminal da Selic de 11,75% para 12,50%.

Já o Barclays afirmou que a ata trouxe a mensagem de que a taxa Selic precisa estar maior que 12%, porém em um ritmo mais lento, em diversas etapas. Por essa razão, a sua projeção se elevou de 11,75% para 12,25%.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

O Banco Fibra também reajustou a estimativa, considerando que o Copom vai aumentar a taxa nas próximas reuniões em 1 ponto percentual. Sendo assim, elevou a projeção da taxa de 11,75% para 12,25%.

Contudo, o Goldman Sachs, acredita que o aperto cíclico não deve finalizar nas próximas reuniões e a taxa terminal deverá ficará maior que 12%.

Por fim, a economista Mirella Hirakawa da AZ Quest Investimentos comenta que a ata trouxe “ ingredientes hawkish – inclinados ao aperto monetário”. De acordo com ela, a projeção da Selic ficará entre 12,25 a 12,50%.

Quer ficar informado de todas as novidades do mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

 

Leia Mais:

Itaú BBA recomenda a compra da ação da B3 como alternativa ao setor de varejo

 

 


Sobre o autor