Agronegócio

Assembleia de acionistas da BRF aprova a realização do follow-on; ações caem na B3

Por Fast Trade
17 janeiro 2022 - 17:08 | Atualizado em 17 janeiro 2022 - 18:50
BRF (BRFS3) e Marfrig (MRFG3)

A Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da BRF (BRFS3) aprovou, com mais de 80% dos votos, a realização do follow-on, segundo informou o Valor Econômico. De acordo com fontes ligadas ao evento, o quórum foi de 84,45% e, excluindo as abstenções, a taxa de aprovação entre os participantes atingiu 89%.

Nesse sentido, o movimento indica que os acionistas estão apostando que o aumento de capital será uma decisão assertiva e que pode gerar R$ 7,9 bilhões ao caixa da BRF, considerando os atuais preços da ação.

+ Desvendando o Swing Trade: Tudo o que você precisa saber!

Em contrapartida, o fundo de pensão Petros foi o único, dentre os maiores acionistas, a votar contra a realização da oferta subsequente de papéis. Uma das fontes presentes na AGE informou ao Valor que a fundação dos funcionários da Petrobras foi representada pelo ex-presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Marcelo Trindade.

Da mesma forma que o J.P Morgan, a Previ – outro fundo de pensão também muito relevante – se absteve de votar, apesar de estar presente na deliberação. Durante a votação, Alex Renato de Maura Fontana foi o único integrante da família fundadora do grupo Sadia a se posicionar contra a proposta.

Oferta de ações abre espaço para a Marfrig  

Na condição de uma das mais interessadas nesta oferta de ações, a Marfrig, também se manifestou a favor da alternativa. Isto porque, a companhia poderá aumentar a sua fatia na rival sem que isso faça disparar o mecanismo conhecido como poison pill.

É importante lembrar que este processo constitui uma forma de dispersão acionária utilizada para proteger e estabilizar o controle minoritário dentro de uma empresa.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

De acordo com Heraldo Geres, líder da área jurídica da Marfrig, a empresa se posicionará favoravelmente ao follow-on mesmo sem o voto de consentimento do acionista majoritário, Carlos Molina. Às 17h08 (horário de Brasília), as ações da BRF (BRFS3) recuavam 0,41% na cotação de R$ 24,15.

Quer ficar informado de todas as novidades do mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Assembleia de acionistas da BRF aprova a realização do follow-on; ações caem na B3

Leia também:

Após pressão da Câmara, Pacheco coloca PL dos combustíveis na pauta de fevereiro

Ações da Dommo disparam 42% após a Prisma elevar sua participação acionária

Mercado de Energia: B3 formaliza boleta de compra e venda neste segmento


Sobre o autor