Agronegócio

Arábia Saudita suspende as importações de 5 frigoríficos de Minas Gerais

Por Fast Trade
15 setembro 2021 - 15:36 | Atualizado em 15 setembro 2021 - 16:35

A Arábia Saudita suspendeu as importações de carne bovina de 5 frigoríficos brasileiros, segundo um documento divulgado por uma agência governamental do país. Apesar de as razões para a decisão não serem divulgadas, já se sabe que os fornecedores estão sediados no estado de Mina Gerais.

Desse modo, é provável que a notícia sobre a notificação pelas autoridades de dois casos do mal da “vaca louca” na região possa ter influenciado. No entanto, a interrupção das importações veio à tona no dia em que a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) se posicionou afirmando que não existem riscos para a cadeia produtiva.

+ Clube de investimentos: Tudo o que você precisa saber

Entretanto, a Arábia Saudita já havia adotado postura semelhante, quando suspendeu a aquisição de carnes de aves em outros frigoríficos do Brasil. Apesar disso, na avaliação do Bradesco BBI, os efeitos sobre as ações das empresas envolvidas não devem ter grande relevância.

Segundo o banco, em razão da suspensão ter sido feita em unidades que se concentram em Minas Gerais e isso corresponder a apenas 10% das exportações – o impacto deve ser mínimo. Além disso, a Arábia Saudita recebe o equivalente a 2% do total de exportações de carnes feitas pelo Brasil, somente.

Frigoríficos suspensos pela Arábia Saudita

O Ministério da Agricultura confirmou recentemente que a identificação do caso em Minas Gerais deve ter relação com a interrupção feita pelos Sauditas. Além de Minas, houve um caso também no Mato Grosso – ambos descartados como motivo de preocupação para produção brasileira de carnes.

Os frigoríficos envolvidos são:

  • Plena Alimentos S/A – Pará de Minas
  • Supremo Carnes – Ibirité e Campo Belo
  • Dimeza Alimentos – Município de Contagem
  • MaxiBeef Carnes – Carlos Chagas

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Apesar de algumas reuniões já estarem acontecendo, ainda não há data e nem decisão favorável ao cancelamento  da suspensão. Mesmo assim, o Ministério da Agricultura deve acentuar as negociações tentar reverter a situação atual.

Quer ficar informado de todas as novidades do mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Arábia Saudita suspende as importações de 5 frigoríficos de Minas Gerais

Leia também:

Itaú BBA reduz projeções para o Ibovespa em 2021 devido ao cenário de riscos

Bolsa brasileira cai 1% com incertezas sobre a recuperação global; dólar oscila 

IBC-Br tem alta de 0,6% em julho, em 12 meses o avanço é de 3,26%


Sobre o autor