
O dólar comercial fechou em alta de 0,10% nesta terça-feira (24), na cotação de R$ 4,80 na venda, refletindo o clima no mercado externo. Depois de oscilar entre perdas e ganhos durante o pregão, a divisa americana manteve a tendência de valorização, à espera de novas informações do Federal Reserve.
Os investidores aguardam a divulgação da ata da última reunião de política monetária da instituição que, certamente, deve ser divulgada amanhã. Nesse sentido, é grande a expectativa por mais detalhes sobre como será a condução do ciclo de aperto na taxa de juros dos EUA.
+ O que são ciclos de mercado? Confira todos os detalhes neste vídeo!
Além disso, o mercado deve monitorar a sistemática de redução no balanço patrimonial do Fed, considerando que essa retirada de estímulos está ocorrendo em um momento crítico na economia global.
Em contrapartida, o movimento no câmbio local foi bastante limitado por variáveis do cenário doméstico, como a mudança na presidência da Petrobras, após José Mauro Ferreira Coelho ocupar o cargo por 40 dias. Este fato gerou receios de que o governo possa interferir na estatal, embora o substituto do CEO seja de confiança do ministro da Economia, Paulo Guedes.
Juros futuros avançam de olho no IPCA-15
Os contratos de juros futuros encerraram com aumento nas taxas em todos os períodos, reagindo à avaliação negativa do mercado sobre o IPCA-15. Considerado a prévia da inflação oficial, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA) subiu 0,59% em maio, mostrando a maior alta para o mês desde 2016.
Apesar de ter mostrado desaceleração em relação a abril – quando o indicador disparou 1,73% – o resultado ainda ficou acima da mediana das estimativas do mercado. Desse modo, o fortalecimento da inflação teve como reflexo a adição de prêmio ao longo de toda a curva a termo.
+ Ebook Dólar e Mini Dólar: Baixe agora!
O DI outubro/2022 subiu a 13,25% (13,16% no ajuste anterior), o DI janeiro/2024 avançou a 13,01% (12,76% no ajuste anterior) e o DI outubro/2025 saltou a 12,09% (11,88% no ajuste anterior).
Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então assine a newsletter Fast Break e receba as notícias mais relevantes do momento!
Após sessão volátil, dólar avança a R$ 4,80 refletindo o clima no mercado externo
Leia também:
PL dos criptoativos pode avançar na Câmara e deve trazer competitividade ao país
Preços das commodities como o trigo, óleo de soja e café seguem em alta devido à guerra
Embraer anuncia redução dos pedidos de aeronaves pela FAB; ações desvalorizam 6%