Empresas

Apesar de atraso no TCU, leilão da Eletrobras é mantido no primeiro trimestre de 2022

Por Fast Trade
17 dezembro 2021 - 10:51 | Atualizado em 17 dezembro 2021 - 13:30
ENBPar

Embora tenha ocorrido o adiamento da análise da privatização da Eletrobras (ELET3; ELET6)  pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o governo ainda conseguiu manter o leilão de capitalização no primeiro semestre do próximo ano.

De acordo com Diogo Mac Cord, secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia, o governo conseguiu uma grande vitória com o TCU. O fato é que o órgão de controle deu aval para que o governo continue as etapas da privatização mesmo depois do pedido de vistas do ministro Vital do Rêgo.

+ Estratégias Long & Short: Saiba como operar!

A secretária executiva do Ministério de Minas e Energia, Marisete Pereira, afirmou, portanto, que o único atraso gerado pelo TCU seria em relação à assinatura dos contratos de concessão de unidades geradoras de energia. Essa, todavia, é uma etapa posterior ao leilão de privatização da Eletrobras.

Outras privatizações

Na última reunião do ano do conselho do PPI houve a aprovação do modelo e das condições de duas estatais. A primeira delas é a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em Minas Gerais. A segunda a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa).

De acordo com o Ministério da Economia, o edital para o leilão da Codesa sairá em breve e deve ocorrer no primeiro trimestre de 2022. Além disso, o governo precisou fazer vários ajustes para conseguir a aprovação do TCU.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Já em relação ao CBTU, o governo concederá à iniciativa privada a linha 1 por 30 anos. O ganhador, todavia, terá como contrapartida a necessidade de construir a linha 2, obra que havia sido prometida há anos.

Por fim, houve também a aprovação do modelo de concessão do Parque Nacional do Iguaçu (PR). O edital será publicado hoje, sexta-feira (17), e o vencedor deve garantir, em contrapartida, um investimento de R$ 703 milhões no parque.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade

Apesar de atraso no TCU, governo mantém leilão da Eletrobras no primeiro trimestre de 2021

Leia também:

Radar do Trader: decisões dos Bancos Centrais ao redor do mundo


Sobre o autor