EmpresasHome

Ao adquirir Buscopan e Buscofem por R$1,3 bilhão, Hypera surpreende com nova estratégia

Por Pablo Vinicius Souza
18 dezembro 2019 - 20:18
Farmacêutica Hypera

A Hypera Pharma (HYPE3) anunciou nesta quarta-feira (18) a aquisição das marcas Buscopan e Buscofem da empresa Boehringer Ingelheim, pela quantia de R$1,3 bilhão.

A compra aprovada por unanimidade pelo Conselho de Administração da farmacêutica surpreendeu o mercado pelo valor muito acima do esperado para transações neste setor.

Conforme avaliação dos analistas, é normal que as negociações deste tipo alcancem um múltiplo de duas a três vezes o montante do faturamento anual dos ativos adquiridos.

Porém, no caso dos medicamentos em questão, o múltiplo alcançou 4,3 vezes a receita líquida do Buscopan, que é aproximadamente R$300 milhões por ano.

A estratégia da companhia de investir pesado no segmento de analgésicos e diversificação do portfólio terá como aporte cerca de R$5 bilhões em recursos, que serão destinados a mais de 17 projetos.

Durante uma entrevista ao Valor, o presidente da Hypera, Breno Oliveira, disse que o crescimento de 10% a 12% do negócio, ligeiramente acima do mercado, ocorreu devido aos lançamentos realizados ao longo de 2019.

Ele também acrescentou que a expectativa para 2020 é de expansão em torno de 8% a 9% para o faturamento no mercado brasileiro, admitindo estar muito otimista com a nova fase da companhia.

No planejamento de lançamentos do ano que vem, constam cerca de 391 produtos, dentre novos projetos e reforço de linhas já disponíveis ao público.

Com a chegada da família Buscopan, a marca líder no segmento de antiespasmódico no Brasil, a atuação da Hypera tende a se fortalecer e abranger nichos cada vez maiores.


Sobre o autor