Mercados

Anúncio de pagamento pela Evergrande aumenta risco nos mercados globais

Por TradersClub
22 setembro 2021 - 10:15 | Atualizado em 22 setembro 2021 - 11:17
Pagamento pela Evergrande

São Paulo, 22 de setembro – Os mercados globais mostram apetite por risco antes da decisão de juros do Federal Reserve, banco central americano. Isso acontece depois que a incorporadora chinesa Evergrande anunciou pagamento inesperado de parte de sua dívida vincenda amanhã.

LEIA: Como funciona a ordem de compra no mercado financeiro? Entenda seus tipos!

Importantes decisões de juros no Brasil e EUA

No Brasil, espera-se que a reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central repita a elevação de 1 ponto percentual na taxa Selic, para 6,25%, com sinalização de aumento similar em novembro. No entanto, uma minoria acha que o Banco Central pode acelerar o ritmo de alta para 1,25 ponto percentual em resposta à inflação acelerada.

E o Comitê de Mercado Aberto do Federal Reserve, FOMC, pode sinalizar que a retirada de estímulos para a economia se inicie no fim do ano. Além disso, o relatório “Dot Plot” mostrará o que os membros do comitê pensam individualmente sobre o momento adequado para elevar os juros.

Situação na China com pagamento pela Evergrande

A chinesa Evergrande vai pagar juros devidos a uma parte de seus credores na quinta-feira, o que acalmou os mercados e trouxe fechamento misto às bolsas asiáticas. O banco central chinês injetou dinheiro no sistema bancário para evitar problemas de liquidez.

O minério de ferro em Qingdao disparou 16,84%. Por volta das 8h30, no pré-mercado de Nova York, o contrato contínuo futuro do S&P500 subia 0,53%.

Ibovespa

O Ibovespa repercute a cena política local, com a reunião entre o ministro da Economia, Paulo Guedes, e os presidentes da Câmara e do Senado, para solução do problema dos precatórios. O desafio é aprovar a proposta em dois turnos e nas duas Casas. A comissão especial da Proposta de Emenda Constitucional dos Precatórios será instalada hoje às 10h.

LEIA: Quais são os tipos de BDRs e por que vale a pena investir?

O Ibovespa futuro também repercute a alta das bolsas internacionais e as commodities amenizando as pressões de queda. O fundo de índice brasileiro EWZ recua 0,42% no pré-mercado em Nova York. Os ADRs de Vale, ou recibos de ações, disparavam 2,90% por volta das 8h10.

O dólar futuro poderá abrir em queda, seguindo outras moedas de emergentes e o apetite por risco no mercado internacional. Os resultados das decisões do FOMC e do Copom devem trazer volatilidade.

Os juros futuros mantêm viés de queda, após fecharem o pregão da véspera nas mínimas. O mercado fica de olho nas decisões de juros, com volatilidade no começo da tarde, à espera do FOMC e reação à decisão do Copom amanhã.

Pagamento pela Evergrande


Sobre o autor