Economia

Aneel promove leilão de transmissão nesta quinta-feira

Por Fast Trade
17 dezembro 2020 - 08:30 | Atualizado em 17 dezembro 2020 - 11:01
arrecadação com Eletrobras

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realizará na manhã desta quinta-feira um leilão de transmissão com 11 lotes de ativos.

Baixe agora: Guia completo de como ter sucesso nas operações de day trade

De acordo com a agência, o certame prevê a instalação de mais 1.959 quilômetros de linhas de transmissão em nove Estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Além disso, a Aneel sinalizou que o investimento previsto é de R$ 7,34 bilhões e geração de 14.881 empregos diretos. Esses lotes serão leiloados em 3 blocos, com início respectivamente às 9h (lotes 9, 10 e 1).

Posteriormente, às 10h30, começará a concorrência dos lotes 2, 3, 4 e 5. Por fim, às 11h30, a Aneel realizará o leilão de transmissão dos lotes 6,7,8 e 11.

Desse modo, os lotes que possuem a maior quantidade de proponentes repetidos foram concentrados no mesmo bloco. Segundo a Aneel, o prazo para início de operação comercial dos lotes varia de 42 a 60 meses, para concessões por 30 anos.

Baixe gratuitamente: Guia de A a Z de como se tornar um trader!

Método

Por sua vez, o prazo passará a correr a partir da celebração dos contratos. O edital prevê que ficará com o lote aquele que ofertar o menor valor de Receita Anual Permitida (RAP), conforme reportagem do Valor.

Baixe agora: Derivativos – O guia definitivo para começar a investir

Em contrapartida, caso haja uma singela diferença entre os lances (menor ou igual a 5%, por exemplo), ou até mesmo se houver empate entre os menores valores, a disputa passará para a dinâmica de viva-voz.

O mercado espera uma forte competição pelos empreendimentos, o que implica elevados deságios.

Segundo o Valor, esse leilão deve contar com a participação não apenas das grandes elétricas e “consolidadoras” da transmissão, mas também de empresas menores. Essas, por sua vez, costumam buscar ativos de menor complexidade.

Por fim, a imprensa também poderá acompanhar logo mais o leilão de transmissão de nº 1/2020, celebrado pela Aneel, pelo link http://tvB3.com.br.

Leia outras notícias não relacionadas com o leilão de transmissão:


Sobre o autor