Ações

Analistas projetam volatilidade para as ações da Eletrobras, BB e Petrobras em 2022

Por Fast Trade
31 janeiro 2022 - 17:34 | Atualizado em 31 janeiro 2022 - 18:31
ENBPar

Em ano de eleições presidenciais, diversos analistas projetam bastante volatilidade nas ações das empresas Eletrobras, Banco do Brasil e Petrobras. Isto porque, as estatais correm um grande risco de ingerências políticas e isso pode prejudicar o desempenho dos ativos na Bolsa de valores.

Com exceção da Eletrobras, que já está com o processo de capitalização avançando, as demais empresas devem ganhar a atenção dos investidores. Desse modo, qualquer fala ou declaração dos potenciais candidatos pode influenciar na alta ou na baixa dos papéis.

Por exemplo, o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, que atualmente lidera nas pesquisas de intenções de votos, disse que a Petrobras não precisa pagar dividendos, mas deveria investir nas refinarias. Esta simples fala derrubou as ações da companhia.

Perspectivas e projeções para as ações do BB (BBAS3)

De acordo com a Guide, as ações do Banco do Brasil tendem a ser mais descontadas, embora a instituição apresente um balanço saudável. Além disso, o banco paga dividendos e conta com bons fundamentos, sobretudo, em relação à sua estrutura de capital.

“O Banco do Brasil tem aumentado o foco no mercado agrícola, e essa carteira de crédito tende a ser menos inadimplente do que a pessoa física. Provavelmente, esse conservadorismo fará com que o provisionamento reduza” – explicou Rodrigo Crespi, analista da corretora.

+ Calendário do Trader 2022: Baixe agora!

No entanto, André Querne, sócio da Rio Gestão, destacou que o BB está com múltiplos ainda muito baixos, assim como os demais bancos. A lentidão nos processos é um dos fatores que, segundo o gestor, podem reduzir a competitividade da instituição, mas não é o suficiente para limitar o potencial do ativo.

“Comparada a 2015, a gestão do BB até melhorou. A questão é que é um banco estatal não tem a capacidade de cortar custos e fechar agências não rentáveis da mesma forma que faz um banco privado” – ressaltou Querne.

Petrobras (PETR3/PETR4): um dilema bastante atrativo

Segundo Crespi, a Petrobras está mostrando níveis de governança elevados e focados na eficiência, mesmo após a mudança da presidência. Um bom exemplo foi o planejamento estratégico 2022-2026 que continuou privilegiando os aspectos como a geração de caixa, a tecnologia e a proteção de sua política de preços.

“Na verdade, o plano estratégico parece até que melhorou [após a mudança de CEO], pois dá bastante ênfase ao ESG, principalmente no tocante à governança. Não é à toa que a companhia voltou a fazer parte do índice Dow Jones de Sustentabilidade” – disse o analista da Guide.

Além disso, a companhia tem trabalhado em manter a forte geração de caixa e ainda anunciou a venda de sua participação na Braskem, o que também pode se converter em dividendos robustos ainda este ano.

“Por si só, isso já pode neutralizar possíveis ruídos políticos. Além disso, uma empresa que paga mais de 20% de dividend yield proporciona mais rentabilidade do que qualquer renda fixa” – argumentou Crespi.

Eletrobras (ELET3/ELET6): A privatização deve aumentar o valor das ações

Segundo informações divulgadas pelo BNDES, a oferta de capitalização da Eletrobras deve ficar pronta em março e o preço das ações deve ser definido em abril. Nesse sentido, a expectativa é que a privatização resulte para o governo R$ 67 bilhões e aumente o valor de mercado da empresa.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

O analista da Guide também destacou que a companhia elétrica deve terá significativo ganho operacional e de governança, após a diluição do controle acionário da União. “Com a capitalização, a Eletrobras fica mais blindada de possíveis intervenções políticas. Dessa forma, pode entrar no radar do investidor, mesmo que haja ruído político em 2022” – explicou Crespi.

Quer ficar informado de todas as novidades do mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

 

Leia também:

B3 vai lançar um mercado de contratos futuros de criptoativos em 2022

Agenda de indicadores: Superávit do setor público e dados do Caged

Variações climáticas impactam na colheita de soja da safra 2021/22


Sobre o autor