Agronegócio

Agropecuária cai 0,5% no trimestre, mas anota taxas interanuais positivas

Por Fast Trade
04 dezembro 2020 - 08:30 | Atualizado em 04 dezembro 2020 - 10:57
agropecuária

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a agropecuária contraiu 0,5% no Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre em relação ao trimestre imediatamente anterior.

Em contrapartida, o indicador registrou taxas interanuais positivas, e, portanto, há expectativa por um crescimento da atividade em 2020. Desse modo, apesar da pandemia de covid-19, a atividade cresceria assim como no ano passado e até mesmo em 2018.

Baixe agora: Guia completo de como ter sucesso nas operações de day trade

Conforme mostramos na véspera (3), o PIB brasileiro cresceu 7,7% no 3T20 na comparação com o segundo trimestre.

Além disso, dentre todas as três grandes atividades da economia nacional, a agropecuária é a menos prejudicada pela pandemia de covid-19. A afirmativa é da coordenadora de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rebeca Palis.

Assim sendo, é esperado para 2020 um crescimento de 7,1% da soja, principal lavoura do Brasil.

Nesse sentido, o declínio apurado no terceiro trimestre para a agropecuária reflete a safra do produto, que é concentrada no primeiro semestre do ano.

Ademais, quando considerada a taxa interanual, a agropecuária cresceu mais no primeiro e segundo trimestres de 2020 do que no terceiro.

Por outro lado, Rebeca observou que o setor é o único entre as três principais atividades econômicas [agro, indústria e serviços]  que anota crescimento em 2020 frente o mesmo período do ano passado.

Baixe gratuitamente: Dólar e Mini dólar – Desvendando este mercado

PIB acumulado do ano

De janeiro a setembro, o PIB do Brasil recuou 5,0% na comparação com os três primeiros trimestres do ano passado.

Na contramão, a agropecuária subiu 2,4%, ao passo que a Indústria (-5,1%) e os Serviços (-5,3%) anotaram queda.

Baixe agora: Guia de A a Z de como se tornar um trader!

Recuperação da agropecuária

Rebeca lembrou que o desempenho dos serviços ainda não se recompôs do impacto da pandemia de covid-19.

Uma vez que os serviços “têm peso e impacto muito grandes nos gastos e consumo das famílias, vamos “ver tudo encadeado na economia”, disse Rebeca.

Por sua vez, a atividade agropecuária colabora com três quartos da economia brasileira, pontuou a economista.

Mesmo assim, embora tenham acabado as restrições em quase todo o país, oferta e demanda ainda não tocaram os patamares pré-crise.

Baixe agora: Guia do Investidor Iniciante

Vale destacar ainda que, entre as atividades, a Agropecuária subiu 0,4% no terceiro trimestre quando comparado a igual período de 2019.

O levantamento do IBGE indicou que este resultado explica-se, sobretudo, pelo crescimento da produção e ganho de produtividade da atividade Agricultura.

Do mesmo modo, destaca-se o crescimento nas estimativas anuais de produção do café (21,6%), cana de açúcar (3,5%), algodão (2,5%) e milho (0,3%).

Veja a íntegra do levantamento do IBGE sobre o PIB do terceiro trimestre.

Estimativas para a agropecuária

A estimativa da consultoria MB Agro para o PIB da agropecuária em 2020 é de crescimento de aproximadamente 1%.

Isso representa um recuo das perspectivas, uma vez que em setembro a estimativa girava em torno de 1,2% a 1,5%.

Por fim, a projeção para os últimos três meses do ano é de que haja estabilidade no comparativo com o verificado em 2019.

Nesse sentido, leva-se em consideração as questões sazonais, bem como a acelerada colheita de cana e até mesmo a situação da pecuária.

Continue acompanhando o portal Fast Trade e nossas redes sociais para ficar por dentro dos principais destaques da agropecuária.

Baixe agora: Dólar e Mini Dólar – Desvendando este mercado

Quer ficar informado de todas as novidades sobre as técnicas e estratégias aplicadas ao day trade? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade.

Leia também:


Sobre o autor