Economia

Agenda de indicadores: Superávit do setor público e dados do Caged

Por Fast Trade
31 janeiro 2022 - 15:38 | Atualizado em 31 janeiro 2022 - 16:26
Créditos: shutterstock.com

A agenda de indicadores trouxe o superávit do setor público em 2021 e o saldo anual positivo na criação de empregos mostrado pelo Caged. Embora o crescimento da economia esteja fraco, o panorama que será detalhado renovou as esperanças do mercado quanto ao desempenho de 2022.

Setor público tem 1º dado positivo em 8 anos

O setor público consolidado registrou um superávit primário de R$ 64,727 bilhões no ano passado, o que representa 0,75% do Produto Interno Bruto (PIB). Acima de tudo, este foi o primeiro resultado positivo em 8 anos e engloba os valores do governo central (governo federal, Banco Central, INSS), Estados, Municípios e empresas estatais.

+ Calendário do Trader 2022: Baixe agora!

Nesse sentido, a melhora no quadro fiscal levou a dívida bruta do país a encerrar 2021 ocupando a proporção de 80,3% do PIB, superando as estimativas. Vale lembrar que os números de dezembro foram cruciais, pois, contribuíram com a queda de 8,3% no endividamento bruto.

Ao mesmo tempo, o avanço da inflação impulsionou a arrecadação, tendo em vista que muitos tributos incidem sobre os preços dos produtos. O aumento no dólar e as cotações do petróleo também ajudaram, tornando o período favorável aos cofres públicos.

Saldo de empregos fica positivo em 2,7 milhões de vagas em 2021

Segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Brasil fechou 265.811 postos de trabalho formais em dezembro. No entanto, o saldo geral de 2021 ficou positivo em 2.730.597 milhões de vagas, demonstrando que o mercado está reaquecendo.

Desse modo, o economista da XP, Rodolfo Margato, explicou que a perda de validade de alguns benefícios concedidos pelo governo e a baixa demanda local diminuíram o ritmo de contratações. Apesar disso, ele está otimista com o crescimento dos empregos este ano.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

“Esperamos criação líquida de 950 mil empregos formais em 2022, com uma média ao redor de 100 mil no primeiro semestre e 60 mil no segundo semestre” – disse o executivo.

Quer ficar informado de todas as novidades do mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

 

Leia também:

Variações climáticas impactam na colheita de soja da safra 2021/22

Bolsa e dólar iniciam a semana em queda refletindo a aversão ao risco no exterior

Petrobras divulga desinvestimentos e dados sobre o aumento das reservas


Sobre o autor