Empresas

Ações que podem pagar os maiores dividendos em 2021

Por Fast Trade
05 janeiro 2021 - 11:30 | Atualizado em 05 janeiro 2021 - 13:08

É possível lucrar na Bolsa de Valores sem vender uma ação por um preço maior que o de compra, sobretudo por causa dos dividendos. Assim como os juros sobre capital próprio, esses proventos são distribuídos pelas empresas de capital aberto aos seus acionistas.

Baixe agora: Derivativos – O guia definitivo para começar a investir

Pensando nisso, a consultoria Economatica listou 24 ações que podem distribuir os maiores proventos de 2021. Conforme a listagem – que você vai conferir a seguir, os papéis selecionados estimam um retorno (dividend yield) acima de 2% ao ano.

Isso quer dizer que as ações selecionadas pela Economatica devem pagar acima do valor atual da taxa básica de juros (Selic). Em primeiro lugar, o segmento que se sobressaiu entre as representantes foi o de energia elétrica, totalizando oito ações.

Constantemente, o segmento tende a ter grande previsibilidade de receitas por trabalhar com concessões de longo prazo. Assim, as empresas do setor tendem a ser bastante perenes, afinal, são responsáveis por prover um serviço muito essencial.

Ao contrário do setor de energia elétrica que definitivamente se destaca em razão da sua característica perene, as ações de outros segmentos, como os de seguradoras, por exemplo, também foram listadas.

Veja as ações que podem performar como melhores pagadoras de dividendos em 2021:

Dividendos 2021. Fonte: Economatica.

Dividendos 2021. Fonte: Economatica.

Métodos de seleção das ações pagadoras de dividendos

Para chegar ao ranking, a Economatica levou em consideração os seguintes critérios:

Em primeiro lugar, as ações deveriam possuir um volume financeiro médio diário em 2020 superior a R$ 5 milhões por dia; Assim também, a empresa listada deveria ter registrado lucro em 2019, assim como nos nove primeiros meses de 2020;

Em relação ao lucro dos nove primeiros meses de 2020, o saldo precisa ter sido equivalente a, no mínimo, 75% do lucro de 2019. Desse modo, passa a ser mais provável que a empresa reporte em 2020 um lucro igual ou superior ao de 2019;

Baixe gratuitamente: Dólar e Mini dólar – Desvendando este mercado

Outro critério importante para o ranking é que as ações tenham distribuído dividendos ou JCP em 2019. Apesar dos itens listados, a consultoria lembrou que a metodologia é puramente quantitativa. Assim sendo, é recomendado uma análise mais detalhada das empresas antes de se tomar qualquer decisão de investimento.

Ações pagadoras de dividendos em 2020

Assim como em 2021, a Economática elaborou um ranking das ações com maior potencial de pagar dividendos no ano passado. O ranking continha 21 ações que, pelos mesmos critérios da seleção atual, poderiam ter um dividend yield superior a 4%.

Do total, apenas nove empresas atingiram o retorno de dividendos projetado, de acordo com a própria consultoria. Por outro lado, vale destacar que 2020 foi atípico, uma vez que ninguém esperava ter que lidar com a crise desencadeada por uma pandemia.

As instituições financeiras, por exemplo, ficaram impedidas de distribuir dividendos além do mínimo obrigatório até o final do ano passado.

Inclusive, a ação do Itaú Unibanco (ITUB3) tinha o maior potencial de dividend yield (8,76%), mas a instituição monetária anotou um retorno de apenas 4,67%.

Baixe agora: Guia de A a Z de como se tornar um trader!

Mesmo assim, a unit da Taesa (TAEE11) se sobressaiu entre as ações listadas no ranking de 2020. Seu dividend yield foi de 9,63%, superando a expectativa do levantamento que indicava 6,06%.

Baixe agora: Guia completo de como ter sucesso nas operações de day trade

Leia também:


Sobre o autor