Economia

Ações de novatas na B3 frustram; grande maioria têm desempenho abaixo do Ibovespa

Por Fast Trade
20 janeiro 2022 - 10:58 | Atualizado em 20 janeiro 2022 - 12:29
Novatas na B3

De acordo com a Trafalgar em pesquisa requisitada pelo Valor, as ações das empresas novatas na bolsa tiveram, em geral, progresso aquém do esperado em 2021. Com efeito, das 45 empresas que estrearam na B3 no ano passado, 33 tiveram acúmulo de desempenho pior do que o do Ibovespa desde a listagem.

Tal movimento vem depois de um momento de euforia no início do ano com os índices da B3 batendo recordes. Isso porque o cenário esperado pelo mercado era de prolongamento de juros baixos em conjunto com a iminente reabertura da economia.

+ Derivativos: o guia definitivo para começar a investir

Sendo assim, os investidores estavam mais propensos ao risco e demandavam ativos em lançamentos primários. É preciso lembrar, por exemplo, que no início de 2021 a expectativa da inflação para o final do ano era de 3,32% com uma Selic a 3% ao ano.

Ao longo do ano, contudo, a pressão inflacionária tomou conta do país e o Banco Central (BC) foi forçado a apertar a política monetária. Toda a relação de risco entre os investimentos foi alterada. Os fluxos de capital seguiram, sobretudo, em direção às antigas empresas de commodity e à renda fixa.

Possíveis soluções e cenário internacional

Segundo Eduardo Miras, da área de investimentos do Citi, grande parte das novatas na bolsa são vítimas do cenário macroeconômico e talvez não estivessem preparadas para o IPO. Agora, porém, a solução é mostrar bons resultados para almejar a recuperação.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Outra solução que pode ser estimulada diante do atual momento são as fusões e aquisições. Foi o caso da Modalmais que vendeu ações à XP e da Focus Energia, comprada pela Eneva. A recompra de ações é outra via, como planeja a Raízen.

O desempenho ruim das iniciantes, todavia, não foi uma exclusividade do Brasil. “Nos Estados Unidos, dois terços das mil empresas que fizeram IPO também estão em queda”, disse Gustavo Miranda, chefe de investimentos do Santander.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade

Ações de novatas na B3 frustram; grande maioria têm desempenho abaixo do Ibovespa

Leia também:

BTG tem recomendação de compra para as ações do Banco Inter; preço-alvo é de R$ 36

Sobre o autor