Ações

Ações de commodities, consumo e comércio eletrônico devem ter bom desempenho

Por Fast Trade
15 julho 2020 - 08:00 | Atualizado em 15 julho 2020 - 08:47
minério de ferro

As ações de empresas ligadas aos segmentos de commodities, consumo e comércio eletrônico devem apresentar bons resultados nos próximos meses da Bolsa de Valores.

A previsão é do chefe de economia e estratégia do Bank of America no Brasil, David Beker. Conforme a reportagem do Valor Investe, Beker estima que a economia global tende a mostrar um desempenho mais rápido e veloz do que a brasileira.

Nesse contexto, o apetite por produtos brasileiros deve aumentar no período pós-pandemia, com destaque para o minério de ferro e carnes, por exemplo. Ademais, o dólar segue em um patamar alto frente ao real, o que ajuda a estimativa do BofA.

A Vale (VALE3) e a Bradespar (BRAP4), por exemplo, surpreenderam no pregão da véspera (14), acompanhando a nova alta do minério de ferro na China. Maior exportadora de minério do mundo, a mineradora Vale fechou em alta de 7% e bateu a máxima histórica em termos de valor de mercado.

Além disso, Beker ressalta que empresas como JBS (JBSS3), BRF (BRFS3) e Marfrig (MRFG3) devem ser beneficiadas pela pauta exportadora.

Leia também: Superávit da balança comercial totaliza US$ 1,655 bilhão na segunda semana de julho

O e-commerce brasileiro ganhou um empurrão neste período de isolamento social e as vendas mais que dobraram (137,35%) na comparação anual de maio.

Segundo o índice MCC-ENET, o faturamento do setor registrou alta de 127,77% no período. Diante desse cenário, a expectativa é que as ações ganhem fôlego para mostrar bons resultados.

Incerteza e balanços financeiros vão movimentar ações

Próximo do início da temporada de balanços corporativos, previsto para começar em 21 de julho, as incertezas são destinadas às instituições bancárias. De acordo com o chefe de economia e estratégia, as discussões sobre tributação geram ruídos.

Ele ainda mencionou o cenário de juros baixos atrelado ao desemprego que está em alta. “Quando olhamos essa combinação de fatores, há muita dúvida sobre o setor de bancos”, diz.

Beker explicou ainda que o BofA tem recomendação ‘underweight’ para as ações de bancos, ou seja, que esses ativos devem ter desempenho abaixo do Ibovespa. “O trimestre pode não ser tão ruim quanto o estimado, mas marca o pior momento da pandemia e que já ficou para trás”, disse.

Por fim, os próximos resultados mostrarão quais companhias conseguiram se adaptar ao novo cenário imposto pela pandemia do novo coronavírus.


Sobre o autor