AçõesHome

Ações da Vale (VALE3) sairão do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3

Por Eloiza Amaral
08 fevereiro 2019 - 12:31

A Bolsa de Valores de São Paulo (B3), informou que a partir do dia 12 de fevereiro irá retirar as ações da Vale (VALE3) do seu Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), após o segundo desastre de responsabilidade da mineradora que ocorreu em Brumadinho, Minas Gerais. A decisão foi tomada ontem (7), em reunião do Conselho Deliberativo do ISE.

Baixe o E-book O Guia Completo de Como Ter Sucesso Nas Operações de Day Trade

Em comunicado a B3 disse que “A decisão do Conselho não deve ser tomada como pré-julgamento das responsabilidades da companhia, mas decorre da aplicação do disposto no Regulamento do ISE e na sua metodologia, a qual estabelece que ‘serão excluídos da carteira os ativos que forem de emissão de uma empresa cujo desempenho de sustentabilidade, no entendimento do CISE, tenha sido significativamente alterado em função de algum acontecimento ocorrido durante a vigência da carteira”.

Baixe o Infográfico: 5 motivos – Por Que Investir na Bolsa Agora É Um Bom Negócio

As ações da Vale já estão em queda de 2,14% a R$40,70* e com a medida a perspectiva é de que o cenário não melhore tão logo, pois fazer parte de um grupo seleto de empresas garante certa segurança às companhias.

Baixe o e-book: Desvendando o swing trade: tudo o que você precisa saber!

Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), desde a sua criação, em 2005, o ISE apresentou rentabilidade de +203,8% contra +175,38% do Ibovespa, além disso, representa 14 setores e soma R$ 1.880.452.652.279,30 em valor de mercado. Esse montante equivale a 48,06% do total do valor das companhias com ações negociadas na B3.

Relatório gratuito – Banco do Brasil: O gigante acordou

Em suma, o ISE é utilizado como selo de qualidade da Bolsa, é uma ferramenta para análise comparativa da performance das empresas listadas na B3 sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa, além do desempenho empresarial nas dimensões econômico-financeira, social, e mudança do clima.

O comunicado oficial da B3 você pode ler aqui

*Valores consultados às 11h17 do horário de Brasília


Sobre o autor