Ações

Ações da Petrobras registram queda com baixa do petróleo e declarações de Lula

Por Fast Trade
22 fevereiro 2022 - 16:00 | Atualizado em 22 fevereiro 2022 - 17:31
Petrobras
Créditos: shutterstock.com

Após algumas afirmações do candidato à presidência em 2022, Luiz Inácio Lula da Silva, as ações da Petrobras despencaram. Isso porque durante uma entrevista a uma rádio, Lula disse que caso seja eleito, a estatal não deverá precificar os combustíveis com base na paridade estrangeira.

De acordo com o candidato, o modelo atual de preços beneficia, essencialmente, os acionistas internacionais, enquanto o dinheiro de dividendos poderia ser investido em nosso país. Lula também disse que “destruíram a indústria de óleo e gás, a naval e a de engenharia a troco de beneficiar grandes multinacionais de petróleo, que nunca aceitaram o fato de o Brasil ter descoberto o pré-sal”.

+ Carteira Recomendada de Ações Fevereiro: Baixe agora!

Por volta das 16h00 (Brasília) de hoje (22), as ações da Petrobras (PETR3; PETR4) caíam 1,42% para as preferenciais e 2,42% para as ordinárias. Soma-se à queda, a desaceleração nas negociações do petróleo, cujo barril Brent com vencimento para abril subia 1,34% para US$ 96,61.

Críticas de Lula à política de preços não são novidade

Lula já vem fazendo críticas publicamente à gestão da Petrobras e à política de preços da empresa há algum tempo. Por exemplo, em janeiro, em outra entrevista para uma rádio no Pará, o candidato afirmou que as refinarias deveriam estar produzindo mais. Isso porque ao invés de pagar dividendos, a administração deveria não se preocupar com lucro e sim em fazer investimentos na capacidade de refino.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Da mesma forma, o candidato voltou a mencionar a Petrobras em fevereiro, discordando do modelo de precificação e esclarecendo que se for eleito não pretende manter os preços vinculados ao dólar.

Por fim, na visão do mercado, tudo soa como um sinal de alerta, pois essas falas indicam que se o candidato for eleito “deve interferir também em outras estatais”. Comenta Rodrigo Franchini, sócio da Monte Bravo.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade

 

Leia Mais:

Lucro da Blau Farmacêutica cai 41% no 4T21 para R$ 44 milhões; ações recuam 4%


Sobre o autor