Mercados

Acelerar a vacinação em SP impulsionará o “trade da reabertura”

Por Fast Trade
14 junho 2021 - 06:08 | Atualizado em 14 junho 2021 - 06:43

Ao antecipar o calendário de vacinação no estado, o governo de São Paulo deve impulsionar o “trade da reabertura”, segundo analisou o Valor Econômico.

A aceleração no ritmo de distribuição dos imunizantes será um fator adicional de otimismo na Bolsa brasileira e pode ajudar a ampliar os ganhos das ações. Embora a notícia não vá alterar o cenário estimado pelos analistas, certamente, ela conduzirá as negociações a um viés ainda mais positivo.

Em uma semana recheada de grandes catalisadores – como a decisão de política monetária no Brasil e nos Estados Unidos – a vacinação tende a ser uma das principais variáveis monitoradas pelos investidores.

+ Tudo o que você precisa saber sobre Clube de Investimentos

Isto porque, o controle da pandemia e as questões macroeconômicas configuram duas vertentes fundamentais na retomada do crescimento. Inclusive, o recente movimento de valorização do Ibovespa tem a ver com a aposta de que a vacinação será intensificada no segundo semestre.

Acima de tudo, foi essa junção entre um impacto menor das medidas de restrição na economia e a perspectiva de forte recuperação no curto prazo que abriu espaço para o “trade da reabertura”, ou seja, a aumento na demanda por ações que tendem a se beneficiar com este movimento.

Setores que acompanham a retomada do crescimento e demais projeções

O sentimento de otimismo com a retomada pode ser visto em setores ligados ao consumo básico, como o de varejo, ou nos mais afetados pela pandemia, como o de transportes aéreos e o de turismo.

Nesse sentido, os papéis das companhias Via (VVAR3/+12,87%), B2W Digital (BTOW3/+12,72%), Lojas Americanas (LAME4/+12,72%), Azul (AZUL4/+8,7%) e CVC (CVCB3/+5,91%) registraram um desempenho positivo.

Tendo em vista que o mercado financeiro sempre se antecipa aos movimentos internos, é provável que parte desta valorização já esteja embutida nos recordes recentes.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

No entanto, as projeções de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em torno de 5% ainda não estão precificadas e sinalizam que haverá um importante avanço dos níveis de vacinação.

Por isso, o anúncio do governador de SP, João Dória, sobre a antecipação do calendário de imunização não causou estranheza. Agora, na reta final, a aceleração do ritmo de distribuição deve adicionar um impulso extra ao mercado financeiro como um todo.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Acelerar a vacinação em São Paulo impulsionará o “trade da reabertura”

Leia também:

Ibovespa cede à pressão das blue chips e registra perda semanal de 0,53%

Dólar avança a R$5,12 em sinal de cautela antes da decisão do Fed

Crise hídrica impacta a produtividade do agronegócio brasileiro


Sobre o autor