
Os futuros da Bolsa paulista apontavam para abertura em queda nesta terça-feira, refletindo crescentes dúvidas sobre o calendário de tramitação da reforma da Previdência e à espera das sabatinas de Roberto Campos Neto, indicado para comandar o Banco Central, o do presidente do Federal Reserve no Congresso dos Estados Unidos.
Baixe o E-book O Guia Completo de Como Ter Sucesso Nas Operações de Day Trade
Para contribuidores TC como o trader Israel Massa, o investidor deve acompanhar a sabatina de Campos Neto na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, onde ele pode falar como será a condução da política monetária no seu mandato e quais os riscos que ele vê ao longo de 2019 para a taxa básica de juros, a inflação e a economia brasileira em geral. Não descarte que a sabatina, programada para começar às 10h00 de hoje, também serva para os senadores enviarem recados ao governo do presidente Jair Bolsonaro, disse Massa.
Baixe o e-book: Desvendando o swing trade: tudo o que você precisa saber!
Mundo afora, o foco estará dividido entre a primeira de duas sabatinas do presidente do Fed, Jerome Powell, no Congresso americano, a reunião entre os presidentes dos EUA e a Coreia do Norte e o avanço nas negociações para uma trégua comercia entre os americanos e os chineses. A aversão ao risco, medida pelo índice VIX, disparou enquanto o dólar, os rendimentos dos Treasuries e os futuros das bolsas americanas recuavam.
Baixe o e-book: Guia completo para investimento em renda fixa
O investidor precisa ficar de olho na articulação do Planalto para acelerar a tramitação da reforma da Previdência, que mantém o mercado cauteloso. Bolsonaro indicou sete vice-líderes do governo na Câmara e hoje vai se reunir com lideranças para fortalecer sua base.
Relatório gratuito – Petrobras: O petróleo é nosso
Ontem, a declaração do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, de que a instalação da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania somente vai acontecer após o Carnaval deixou o mercado mais assustado e contribuiu para a queda do Ibovespa, de 0,66%. O futuro do índice recuava 0,33% às 09h40, enquanto o dólar futuro subia 0,25% a R$3,7611- perto das máximas em quase uma semana. Os juros futuros, com exceção do DI para janeiro próximo, ajustavam para cima.
Relatório gratuito – Banco do Brasil: O gigante acordou
Baixe o Infográfico: 5 motivos – Por Que Investir na Bolsa Agora É Um Bom Negócio