Economia

A crise política inevitavelmente impacta a economia e afasta os investidores

Por Fast Trade
13 setembro 2021 - 14:42 | Atualizado em 13 setembro 2021 - 15:59
Futuros sobem

A crise política como resultado dos conflitos entre Bolsonaro e os demais poderes já demonstra efeitos sobre a economia. Com a propagação dessa atmosfera de brigas e impasses, a desvalorização da moeda brasileira só aumentou e, consequentemente, os preços dos combustíveis e de alimentos também subiu.

A previsão dos juros para 2022 não é favorável, isso porque o cenário de incertezas faz com que investidores pensem duas vezes antes de colocar dinheiro no Brasil. A crise política ao lado das crises de energia, sanitária e fiscal, resulta em um enorme gargalo para o congresso e o governo. Até o momento, não há propostas de solução e muito menos um orçamento definido para 2022.

+ Confira o Glossário do Trader e conheça os principais termos!

A falta de previsibilidade quanto ao pagamento de precatórios é outro problema que só contribui para alta da taxa de juros. Em consequência, a economia do país continua sofrendo grande impacto, prejudicando a retomada de empregos e o crédito de modo geral.

A alta do dólar faz disparar a inflação e o próprio Jair Bolsonaro admite que o que diz impacta no câmbio: “Se o dólar dispara, influencia o combustível” – destacou o presidente. Desse modo, se a crise política e as demais crises que a acompanham geram incertezas, por outro lado, é possível prever alguns pontos.

Cenário para os preços

A correção de preços de um período para o outro é feita com base em histórico, ou seja, a referência de hoje vai se refletir em breve. Essa é a base para reajuste de alugueis, planos de saúde e até salários.

No entanto, economistas sugerem que havendo uma definição quanto aos valores do novo Bolsa Família e um reparcelamento de precatórios pode vir a apaziguar os ânimos.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

A frieza econômica prevista, fruto da alta de juros – expectativa levantada pelos especialistas – tende a afetar também o Produto Interno Bruto (PIB), que até então tinha projeção de 1,5%. Todavia, com os dados de inflação, os especialistas já mencionam possibilidade de baixa.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade

A crise política inevitavelmente impacta a economia e afasta os investidores

Leia também:

Bolsa brasileira dispara 2% com exterior e ambiente político; dólar cai

Boletim Focus: projeção do PIB cai, inflação e Selic avançam

Futuros sobem com exterior e fraqueza de atos anti-Bolsonaro


Sobre o autor