Blog

Saúde Financeira

Você sabe o que é a análise de crédito? Veja aqui!

Por Bruna Santos
09 abril 2019 - 12:56 | Atualizado em 05 novembro 2020 - 11:50

Saber o que é análise de crédito e como ela funciona é muito importante para quem pretende recorrer a um financiamento, empréstimo e/ou parcelamento, uma vez que esse é o procedimento usado pelos bancos e instituições financeiras para a aprovação do pedido.

As regras para a concessão dos valores podem variar de acordo com cada instituição, porém, todas levam em consideração o padrão de consumo do cliente, assim como sua disciplina na hora de fazer pagamentos.

Neste artigo, apresentamos os pontos importantes da análise de crédito, que podem ajudar você a conseguir o recurso necessário para a realização de projetos e sonhos importantes. Se quiser saber mais, continue a leitura e acompanhe!

O que é análise de crédito e como ela funciona?

Quando uma pessoa procura uma instituição para solicitar um empréstimo ou financiamento, a empresa que vai conceder o pedido precisa ter meios de saber se o contratante tem realmente como devolver o valor emprestado, de acordo com o prazo e as condições estabelecidas.

Esse procedimento é chamado de análise de crédito e tem como objetivo analisar os possíveis riscos do negócio.

Nesse procedimento, o banco, a loja ou a empresa que emprestarão o dinheiro têm acesso a informações sobre o comportamento de consumo de cada cliente, assim como sobre as chances de ele arcar com o compromisso assumido.

Para isso, é feito um levantamento do perfil do consumidor, levando em consideração principalmente se ele teve alguma negativação em seu nome recentemente.

A análise de crédito pode ser realizada para compras de diferentes objetivos e prazos de pagamentos, sendo que o rigor exigido tende a aumentar proporcionalmente ao valor do bem, ou seja, quanto mais cara a compra for, maior será o padrão exigido para a liberação do crédito.

Tudo isso para garantir que o consumidor realmente será capaz de pagar a dívida assumida.

Qual a importância da análise de crédito para conseguir um financiamento?

A análise de crédito é fundamental para todas as pessoas que realizam compras de longo prazo e desejam ter acesso a financiamentos, empréstimos ou crediários.

Sendo assim, o ideal é não só saber o que ela significa, como também adotar hábitos de consumo sustentáveis, que contem a seu favor na hora da avaliação.

Para as empresas, a análise também é bastante útil para se prevenir contra a inadimplência, que corresponde a um dos grandes problemas de uma organização e pode comprometer significativamente as possibilidades financeiras de uma gestão.

Existem órgãos especializados no serviço de análise de crédito, assim como meios para que cada cliente obtenha uma boa reputação no mercado de consumo. Entre as principais medidas adotadas para ter uma aprovação fácil na análise de crédito, estão:

  • pagar todas as contas em dia;
  • não ter o nome negativado;
  • ter um padrão de consumo responsável;
  • manter os dados cadastrais atualizados.

Quais são os documentos necessários para a análise de crédito?

Na hora de fazer a análise de crédito, são exigidos alguns documentos pelos quais o banco vai pesquisar sobre o cliente e obter as informações necessárias para saber o grau de risco do negócio. No geral, é comum que as instituições exijam, no mínimo, determinados documentos. Veja quais!

Documentos pessoais

Os documentos pessoais são essenciais e toda empresa vai solicitá-los na hora de fazer a análise de crédito, por isso, é fundamental ter em mãos o RG, o CPF, um comprovante de residência etc.

Também é importante ressaltar a relevância de apresentar versões recentes dos documentos, a fim de evitar qualquer problema que possa atrasar a aprovação do financiamento.

Comprovantes de renda

O comprovante de renda é outro documento sem o qual a análise de crédito, certamente, negará o pedido, já que é por meio dele que o cliente deve provar que realmente tem renda suficiente para quitar a dívida feita.

Geralmente, são exigidos holerites ou documentos equivalentes, sempre com o objetivo de que o contratante ofereça garantia de pagamento. Quanto maior for a segurança passada para o credor, mais fácil será a aprovação do pedido de crédito, assim como as condições, os prazos, as taxas de juros etc.

O ideal é que o valor da prestação não seja superior a 30% da renda do contratante, a fim de garantir que o pagamento seja possível de ser realizado em dia.

Documentos do bem

Também podem ser exigidos documentos referentes ao bem que será adquirido (casa, terreno, carro, apartamento, moto etc.), com o objetivo de consultar se a aquisição é compatível com as possibilidades financeiras do comprador. Se tudo estiver de acordo, certamente, o pedido será aceito.

Por que os bancos fazem a análise de crédito antes de liberarem o financiamento?

Os bancos fazem a análise de crédito, pois esse procedimento é uma das maneiras encontradas pela instituição para amenizar os riscos de inadimplência. Com uma análise de crédito consistente, é possível traçar o grau de confiabilidade de cada caso e avaliar os cenários futuros, de acordo com cada perfil.

Para o cliente, é fundamental atentar a esse fator, principalmente para os casos em que exista a pretensão de pedir um financiamento ou empréstimo.

Como esses são meios de compra muito comuns para a aquisição de bens de consumo com alto valor, a análise de crédito também costuma ser rígida. Sendo assim, quanto mais comprometida for a postura do consumidor, mais fácil será para ele ter o pedido aprovado.

Um bom modo de manter esse controle é fazendo o acompanhamento do seu CPF por meio de sistemas que ofereçam esse serviço. Dessa forma, é possível saber a sua pontuação no ranking de confiabilidade usado pelas empresas, assim como ser notificado caso haja alguma ocorrência relacionada ao seu CPF.

Agora que você já sabe o que é análise de crédito e como ela funciona, pode se organizar melhor e manter as contas em dia para aumentar suas chances de ter o seu pedido aprovado. Com disciplina e compromisso, é possível adotar um padrão de consumo consciente e responsável.

Que tal receber o seu dossiê financeiro?

Com o seu CPF, consulte agora e sem burocracia sua reputação financeira.

Tenha acesso a todas as informações em único lugar! Com o Data Engine, nós acessamos várias fontes diferentes para você e não apenas SPC/Serasa. Consulte agora!

Qual dessas aplicações você já investiu ou pretende aplicar seu dinheiro? Conte nos comentários




Sobre o autor