Blog

Trader

Trader de alta performance: como tornar-se um

Por Rodrigo Santos
24 outubro 2019 - 15:00 | Atualizado em 12 abril 2023 - 14:52
Flávio-Cooperativa-do-Trader

É comum vermos pessoas que começam a operar no mercado de ações com avidez e agressividade, querendo fazer dinheiro rápido e ficar rico. Infelizmente, muita gente já teve a mesma ideia e o resultado é quase sempre o mesmo: prejuízo. Uma pesquisa da FGV mostrou, por exemplo, que 91% dos investidores pessoa física que focam em day trade têm perdas.

No entanto, isso não significa que não seja possível viver do mercado e ser um trader de alta performance, mas que isso demanda muita dedicação, estudo e tempo. Não existe caminho fácil e rápido.

Para você entender melhor, vamos explicar o que é um trader de alta performance, contar o caso de alguém que chegou lá e algumas das estratégias que podem ser usadas para isso. Acompanhe!

O que é um trader de alta performance?

Conversamos com Flavio Guerra, um carioca de 50 anos que é cliente do Fast Trade e hoje vive apenas das suas operações no mercado financeiro e das aulas que dá para outras pessoas que querem seguir esse caminho.

Ele explica que o trader de alta performance é justamente alguém como ele, que não opera mais de forma amadora e que vive disso, tirando o seu sustento das operações que faz no mercado financeiro. “Basicamente, é aquela pessoa que ganha mais do que perde”, conta.

Para chegar nesse ponto, no entanto, o caminho foi árduo e exigiu muito estudo e dedicação. Segundo suas estimativas, foram de dois a três anos para chegar ao ponto de poder viver disso, desenvolvendo uma técnica própria de operação.

Além da técnica, ele considera que os outros dois fatores-chaves para ter sucesso são manter a disciplina e ter o perfil adequado. “O mercado é para todo mundo, mas não é para todos. Se a pessoa não tiver o perfil, o mercado põe ela para fora”, diz.

O sucesso também depende de ter informações confiáveis e uma plataforma robusta, estável, rápida e com um visual agradável, já que o trader passa o dia todo acompanhando a tela.

Para isso, ele conta com a Fast Trade, a plataforma profissional da Cedro. “Ela me permite operar com um nível de excelência que, se fosse usar outra plataforma, não teria as funções de que preciso”, conta.

É lógico que os traders de alta performance operam não apenas na compra e venda “normal” de ações, mas também no mercado futuro, com opções, fazem day trades, operações mais sofisticadas e podem se beneficiar de robôs de investimento para executar as suas estratégias.

Vamos ver como funcionam algumas dessas metodologias e ferramentas.

O que é a “estratégia do pozinho”?

O mercado de opções é uma das alternativas para quem busca ter lucros altos. Não custa lembrar que esse é um mercado de alto risco e, portanto, não se deve colocar grandes parcelas do seu capital nessas operações.

A chamada “estratégia do pozinho” consiste em expor, de tempos em tempos, uma pequena parcela do seu capital a opções que são negociadas a poucos centavos. Isso porque as chances de elas darem certo são muito pequenas e, na maioria das vezes, elas viram “pó”.

Quando isso ocorre, você perde o valor investido, naturalmente. Por isso ele não deve ser tão alto. No entanto, quando acontece de elas estarem “dentro do dinheiro”, ou seja, quando a cotação da ação justifica que elas sejam exercidas, os ganhos podem ser exponenciais.

Esse é o tipo de operação que faz um trader de alta performance. Ele entende que vai perder um pouco de dinheiro várias vezes em troca da possibilidade de ganhar um valor alto em algumas poucas ocasiões.

É possível contar com a ajuda de robôs investidores?

Esse é um assunto que está em alta entre os profissionais do mercado financeiro. O desenvolvimento tecnológico permitiu automatizar uma série de processos nos mais diversos setores da economia e não foi diferente com os investimentos.

Um robô investidor nada mais é do que um código implementado que recebe e processa dados do mercado conforme parâmetros pré-estabelecidos. Ele vai respeitar os cenários, indicadores, condições de entrada e saída e quaisquer outros critérios que forem estabelecidos.

Dadas essas condições, ele vai realizar automaticamente as ordens de compra e venda para a bolsa de valores. Lembra quando Guerra falou em disciplina? Isso quer dizer respeitar a metodologia traçada mesmo quando elas forem contra as suas emoções.

É isso que o robô de investimento consegue fazer, além de liberar o trader de passar o dia todo com o olho na tela. Como ele é um robô, não vai perder uma transação por não ter visto a tempo nem por não ter agilidade suficiente para enviar a ordem no momento certo.

Assim, o robô investidor substitui pelo menos em parte a disciplina exigida do investidor, liberando-o para aprofundar seus estudos e aperfeiçoar sua metodologia de investimento.

Além disso, ele dá ao investidor a possibilidade de executar diversas estratégias ao mesmo tempo, o que seria impossível pela limitação da própria capacidade humana.

Não é necessário saber programar para automatizar uma estratégia, mas você vai precisar ter como parceira uma empresa que tenha experiência nisso e que conte com uma equipe capaz de programar o robô de acordo com a estratégia traçada pelo trader.

Dessa forma, o robô vai ser tão bem-sucedido quanto for a estratégia definida pelo trader. Por isso, é preciso investir tempo e dinheiro em formação para chegar a ser um trader de alta performance. “Muita gente quer entrar nesse mercado com dica e vídeo do YouTube. É como ver todas as temporadas de Grey’s Anatomy e achar que virou médico”, compara Guerra.

No entanto, a verdade, como vimos, é que a formação de um trader alta performance é como a de qualquer outro profissional de excelência. Ela requer dedicação, tempo, estudo, disciplina e um certo perfil, que inclui ser autodirecionado, não precisar de chefe para fazer o que precisa ser feito e conseguir resistir às emoções.

Fast Trade

A Fast Trade é uma plataforma diferenciada, que oferece diversos recursos para melhorar os resultados de traders de diferentes perfis e tempo de atuação. Com o uso do Fast Trade, é possível montar estudos, analisar gráficos e aprofundar-se com eficiência no cotidiano da Bolsa de Valores e em suas modificações constantes.

Veja alguns dos benefícios trazidos por essa plataforma:

  • simulador de investimentos;
  • estudos gráficos;
  • ferramentas de análises;
  • feed de dados mais utilizado no Brasil;
  • acompanhamento em tempo real;
  • tape reading;
  • cotações Internacionais (CFDs) e mais.

Agora que você já conhece alguns dos principais fatores presentes na vida de trader, pode entender melhor esse universo e melhorar o desempenho de seus negócios. Atuar no mercado financeiro exige dedicação, conhecimento e visão estratégica, sendo assim, é essencial se manter bem informado e atento.

Se quiser otimizar os resultados e aumentar seu repertório sobre o assunto, convidamos você a fazer o download da plataforma Fast Trade e começar a operar de forma rápida e segura.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o scalper trader, queremos saber a sua opinião. Deixe seu recado, sugestão ou dúvida, é um prazer receber o seu comentário!

Siga nossas redes sociais e continue acompanhando mais assuntos sobre investimentos e operação! Facebook | YouTube | Instagram | Twitter




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.