Blog

Trader

Como operar na bolsa? Conheça a rotina de um trader de alta performance

Por Rodrigo Santos
12 setembro 2019 - 15:46 | Atualizado em 12 abril 2023 - 14:28
Matheus Rossin

Você sabe como é a rotina de um atleta de alto desempenho? Muito treino e muita disciplina. Ele tem que entender de anatomia, conhecer bem o próprio corpo, como ele reage a cada situação, conhecer o oponente, entender como o ambiente influencia no desempenho dele.

Precisa saber também que tombos e derrotas fazem parte do jogo, mas que tanto é possível aprender com eles quanto se recuperar e voltar a vencer. Nesse sentido, a vida de um trader de alta performance não difere em nada daquela do atleta de alto nível.

Quer saber como operar na bolsa como um trader de alta performance? Conheça a rotina de Matheus Rossin, um estudante de Economia de Araraquara, no interior de São Paulo, que vive dos rendimentos que obtém com as suas operações na bolsa.

Como é a rotina de um trader de alta performance?

Tal qual um atleta, vida de trader começa cedo. Um café rápido e academia para manter o físico em dia, afinal, é uma rotina intensa e, sem exercício, o corpo não vai dar o suporte de que o trader precisa.

Na volta, um banco e por volta das 8h Matheus já está a postos, lendo notícias dos mercados internacionais e o que está acontecendo aqui. “Olho o que pode interferir aqui. Notícias políticas, por exemplo, têm influenciado muito nos últimos tempos”, explica.

Com apenas 25 anos, Matheus já acumula muita experiência. Tinha apenas 13 anos quando começou a trabalhar em uma loja de material hidráulico e elétrico. Ficou ali 5 anos e depois montou seu próprio negócio, uma papelaria. Mais 3 anos se passaram até que a loja fechou e ele começou a olhar para o mercado financeiro com mais seriedade.

Neste ponto, já podemos identificar uma característica importante: o trader é um profissional autônomo, que faz o que precisa ser feito sem que ninguém tenha que dizer. No mundo corporativo, isso seria chamado de proatividade ou de um profissional autodirigido.

Esse é um traço que os traders têm em comum com os empreendedores: eles vão e fazem mesmo que seja difícil, que haja empecilhos e que seja arriscado. Aliás, em geral, gostam de se arriscar e de superar obstáculos.

Como escolher em quais ativos investir?

Assim como ocorre com os atletas e empreendedores, o começo foi difícil, conta Matheus. “Cheguei a operar em conta real apenas com o que tinha lido na internet, o que me deixou um pouco perdido, sem saber para que lado ir, sem entender direito”, explica.

Ele não segue uma única linha de análise, mas procura entender como está o mercado para agir. “Eu tento assimilar o que acontece aqui, comparar com o que acontece em outros tipos de mercado. Isso facilita muito a leitura, busco entender como funciona a cabeça dos big players, como se comportam diante de vários tipos de cenário”, afirma Matheus.

Para aprender a teoria, só com muito estudo sempre. Já a parte prática, como o nome diz, acontece por meio das ações. Nem o uso de simuladores é capaz de garantir uma experiência totalmente real, explica Matheus, porque eles tiram um componente importante, que é o emocional. “O mais difícil é encontrar esse equilíbrio psicológico”, diz.

Assim, não há como ensinar totalmente alguém a ser um trader, na visão de Matheus, mas é possível aprender, com muita paciência e perseverança. “Paciência porque você não vai entrar no mercado e começar a ganhar em dois meses, tem que se acostumar com o mercado, e perseverança porque em muitos momentos, quando está perdendo, você pensa em desistir. Tem que estudar da maneira certa e seguir”, aconselha.

Como a tecnologia ajuda no seu dia a dia?

Se antes o uso de tecnologia avançada era algo restrito aos profissionais de grandes corretoras, hoje o investidor pessoa física já pode ter acesso ao que existe de mais moderno para dar suporte às suas operações. Isso garante que ele não perca nenhuma oportunidade por falta de uma ferramenta mais consistente.

O foco do Matheus são as operações de day trade e, para isso, usa o Fast Trade, o qual, segundo ele, evoluiu muito nos últimos anos a partir das necessidades que os próprios usuários indicavam. “A plataforma é muito confiável, fácil de mexer e de configurar. Foi muito bem pensada para pessoas físicas”, afirma.

Ele conta com essas características para acompanhar o mercado em tempo real. Além disso, destaca a facilidade de encontrar tudo o que se busca com termos simples e em português. Dessa forma, o Fast Trade também é uma ferramenta que ajuda o trader a evoluir e a alcançar a tão sonhada alta performance.

Quais são as características de um trader de sucesso?

Para finalizar, vamos resumir alguns traços que são comuns aos traders de alta performance. Em primeiro lugar, precisa pesquisar muito.

O estudo não é algo finito, que você faz um curso e fim. O conhecimento sempre pode ser aprofundado e a todo momento haverá muitas coisas que você ainda não sabe. Isso vale para todas as profissões e todo mundo que quiser ser uma referência em sua área de atuação vai passar o resto da vida estudando.

Os traders precisam ter agilidade de pensamento, uma vez que a decisão tem que ser tomada em frações de segundo para evitar que se perca alguma boa oportunidade. Além disso, é preciso ter algum apetite por risco e um grande controle emocional para manter a disciplina mesmo nos momentos de perda.

Outra característica do trader de alta performance é a do pensamento estratégico. Como ressaltou Matheus, é preciso olhar o todo e ver para que lado o mercado está indo em vez de focar apenas no micro.

Por fim, mas não menos importante, é fundamental contar com boas ferramentas, que vão fornecer informações precisas e permitir que você faça as análises necessárias para tomar suas decisões de investimento.

Agora, você já sabe como operar na Bolsa seguindo a rotina de um trader de alta performance. Como em tudo na vida, ter sucesso no mercado financeiro requer muito foco, estudo, dedicação e persistência, além do suporte de uma ferramenta de qualidade, como o Fast Trade.

Fast Trade

A Fast Trade é uma plataforma diferenciada, que oferece diversos recursos para melhorar os resultados de traders de diferentes perfis e tempo de atuação. Com o uso do Fast Trade, é possível montar estudos, analisar gráficos e aprofundar-se com eficiência no cotidiano da Bolsa de Valores e em suas modificações constantes.

Veja alguns dos benefícios trazidos por essa plataforma:

  • simulador de investimentos;
  • estudos gráficos;
  • ferramentas de análises;
  • feed de dados mais utilizado no Brasil;
  • acompanhamento em tempo real;
  • tape reading;
  • cotações Internacionais (CFDs) e mais.

Agora que você já conhece alguns dos principais fatores presentes na vida de trader, pode entender melhor esse universo e melhorar o desempenho de seus negócios. Atuar no mercado financeiro exige dedicação, conhecimento e visão estratégica, sendo assim, é essencial se manter bem informado e atento.

Se quiser otimizar os resultados e aumentar seu repertório sobre o assunto, convidamos você a fazer o download da plataforma Fast Trade e começar a operar de forma rápida e segura.




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.