Blog

Investidor Arrojado

Qual a hora certa de vender uma ação? Veja como descobrir!

Por Bruno Zago
24 março 2021 - 15:00 | Atualizado em 26 fevereiro 2021 - 19:00
Qual a hora certa de vender uma ação? Veja como descobrir!

O mercado financeiro vem chamando a atenção de muitas pessoas, mesmo daquelas com perfis para investimentos mais convencionais, tendo em vista que a pandemia do novo coronavírus instalou uma crise e evidenciou a importância de diversificar as aplicações. Por isso, preparamos este post que mostra como saber a hora certa de vender uma ação.

O nosso objetivo é aumentar seu conhecimento sobre o assunto para que você consiga garantir seus ganhos e, principalmente, minimizar as chances de prejuízos, por meio de uma atuação consciente e proativa. Continue lendo e descubra como fazer isso!

Saiba como funciona a bolsa de valores

O primeiro passo que você deve dar ao entrar para esse segmento é entender como funciona a bolsa de valores e o mercado financeiro. Embora pareça um ramo um pouco intimidador, também é um cenário repleto de oportunidades e com um excelente potencial de lucratividade, sobretudo se você souber como investir.

A bolsa de valores é o ambiente de negociação de ações, algo que é feito usualmente durante o pregão, que acontece no horário de funcionamento. Os vendedores e os compradores fazem suas ofertas, e os negócios são fechados quando esses valores casam. A valorização ou não ocorre, naturalmente, por causa de diversos fatores (em geral, seguindo a lei de oferta e procura).

Entenda como investir em ações

As chamadas empresas de capital aberto são aquelas que, para aumentarem seu patrimônio, seus lucros e outros itens, disponibilizam uma fração da companhia para investidores, o que se configura em uma ação dessa instituição. Uma única ação, portanto, corresponde à menor parte de uma sociedade anônima (S/A) de capital aberto.

Sendo assim, qualquer pessoa comum que esteja registrada na bolsa de valores tem o direito de adquirir esses títulos, podendo lucrar com os resultados obtidos por essas empresas e vender os títulos tempos depois, por um preço maior que o da compra. Logicamente, essa é uma simplificação do processo, que envolve muito mais fatores e detalhes.

Preste atenção às oportunidades atrativas

Uma vez que você entende como funciona a bolsa de valores e como investir, deve prestar atenção às possibilidades que surgem para descobrir a hora certa de vender. Uma forma de fazer isso é comparando o valor intrínseco, porque não é raro vermos o preço de uma ação subindo demais e sofrendo uma queda depois.

As oportunidades atrativas também merecem ser reconhecidas, até mesmo para promover a diversificação das suas aplicações. Avalie os riscos ante os retornos possíveis, pois a economia é baseada em ciclos e cada situação traz uma definição diferente: um momento pode ser favorável para determinados títulos, em detrimento dos que você já possui.

Agora você já entendeu um pouco mais sobre o mercado financeiro e sabe a hora certa de vender uma ação. No entanto, não pare de pesquisar e aumentar os seus conhecimentos, pois esse é um dos cuidados que devem ser tomados para aumentar as chances de tomar uma decisão mais acertada.

Gostou de aprender a hora certa de vender uma ação? Então aproveite a visita e confira se é possível viver de day trade!




Sobre o autor