Blog

Trader

Os diferentes tipos de traders profissionais e o que eles fazem

Por Fernando Caliman Pissó
27 agosto 2019 - 15:05 | Atualizado em 20 setembro 2023 - 10:43
trader profissional
Créditos: shutterstock.com

A vida de trader é movimentada e repleta de desafios, enfrentados todos os dias. Porém, por mais complexos que os cenários apresentados sejam, com situações de riscos e de estresse, as ótimas oportunidades de ganhos são pontos positivos, que atraem e conquistam quem atua nessa área.

Você sabe o que é um trader e o que ele faz? Entende as diferenças entre um trader institucional e um que atua de maneira autônoma? Se a sua resposta foi negativa, saiba que entender o universo de atuação desse agente e se inspirar em quem já trilhou um caminho de sucesso é um ótimo jeito de aprender a partir de experiências relevantes.

Neste artigo, vamos falar sobre o tema e abordar aspectos relevantes da vida de um trader profissional. Para conferir essas e outras questões importantes em relação ao assunto, não deixe de ler o conteúdo até o final.

O que é um trader?

Mesmo dentro do mercado de investimentos, alguns termos não costumam ser tão facilmente compreendidos pelas pessoas. É o caso do trader que, em algumas situações, se desdobra em significados e funções tão variados que fica difícil avaliar o que, de fato, ele pode fazer enquanto trader profissional.

O trader é alguém que atua com a potencialização de ganhos no mercado financeiro. A palavra “trader”, em inglês, significa “comerciante”. E é exatamente isso o que ele faz na Bolsa de Valores, lidando com compra e venda de ações, contratos, entre outros, geralmente em busca de resultados de maneira rápida, ou seja, em curto prazo.

É na volatilidade do mercado que a função do trader se faz relevante, pois é isso o que permite que os ativos se valorizem a qualquer momento e justifiquem a ação de um investidor com essas características.

Na prática, é a busca por resultados imediatos, o que diferencia o trader do investidor comum. Enquanto um pode atuar na formação de uma carteira de investimentos considerando tanto o curto quanto o médio e o longo prazo, no caso do trader, suas ações se concentram, basicamente, no curto prazo.

O que faz um trader?

Em resumo, o trader vai em busca de ganhos financeiros, ao comprar e vender ativos na Bolsa de Valores. De modo simples podemos dizer que a função de um trader é semelhante à de um típico comerciante, porém com algumas especificidades.

Diariamente, ele negocia os ativos financeiros para si mesmo ao usar o seu próprio capital, situação em que pode tomar as decisões que julgar conveniente e assumir o próprio risco, ou, então, atender a alguma instituição, negociando capitais de terceiros em mesas proprietárias, fundos, entre outros.

Isso faz com que existam dois grupos de traders: os independentes (ou autônomos) e os institucionais. É sobre isso que trataremos a seguir.

Quais são os tipos de trader?

Existem diferentes tipos de traders, sendo que cada um apresenta suas próprias características, perfis, indicações e estilo de atuação. Não existe um estilo melhor ou pior que o outro, uma vez que independentemente do modo de atuação, se o profissional for bem qualificado e tiver uma visão ampla do mercado, é possível obter lucratividade. Quanto mais informado e atento o trader for, melhores serão as decisões tomadas.

Confira a seguir alguns dos principais tipos de trader e suas principais características e áreas de atuação.

Institucionais

São agentes que representam terceiros, como instituições financeiras, fundos ou seguradoras. Sua autonomia é variável, havendo traders que podem definir questões como exposição no mercado e direção, enquanto o restante apenas cumpre ordens.

No caso das Instituições Financeiras, os traders são divididos entre traders da Mesa Proprietária, que operam somente o capital da instituição, e traders da Mesa Clientes, que costumam operar para “travar” as operações fornecidas para seus clientes.

Brokers

Resumidamente, são os executores de ordens. Como a própria definição sugere, não tomam decisões — somente executam o comando recebido. Eles agem com rapidez e estratégia de acordo com o plano de ação definido.

Dependendo a decisão ou direcionamento do cliente até é possível que o broker tenha algum tipo de autonomia, mas, no geral, o mais comum é que ele apenas execute as ordens.

Sales Trader

Os sales traders executam ordens, mas também mantêm relacionamento comercial com terceiros, oferecendo e executando operações para os seus clientes. Os sales traders funcionam como intermediários entre as negociações e oferecem estratégias na hora da execução de ordens, sempre de acordo com o alinhamento definido com o cliente.

Traders Autônomos

São aqueles que operam com os próprios recursos e têm mais liberdade em relação aos demais. Os trader autônomos têm atuação independente, sendo assim, é preciso que o investidor tenha uma estratégia bem definida. Caso contrário, os riscos podem causar perdas significativas.

O ideal nesse caso é ter um planejamento eficiente de riscos, assim como um bom conhecimento do funcionamento do mercado, a fim de minimizar falhas e melhorar os retornos positivos. Os trader autônomos podem ter atuação profissional ou não.

Prop Trader

São traders autônomos que passaram no processo seletivo de uma Mesa Proprietária e que, por isso, operam o capital da própria empresa. Nesse caso, existe a divisão do risco e dos lucros entre a empresa e o trader. A Prop Trader conta com diversos profissionais atuando em seu nome e, por isso, contam com profissionais altamente qualificados.

Na prática, o trader atua no mercado com uma boa estratégia, e parte dos lucros que ele obtiver são repassados para a prop, que por sua vez reinveste em busca de ainda mais lucro. Os traders podem atuar tanto em empresas nacionais quanto em estrangeiras — tudo depende da habilidade de atuação do profissional.

Quais os estilos operacionais?

Além dos tipos recém-citados, o trader pode se subdividir em diferentes estilos operacionais, como Day Trader, Scalper, Swing Trader, Position Trader e High Speed Trading.

De uma maneira geral, podemos dizer que o Day Trader compra e vende ações em um mesmo dia, enquanto os Scalpers são traders que realizam várias operações ao longo do dia. Esse estilo de operação é executado dentro do Day Trade.

Já o Swing Trader é outro estilo operacional, de médio prazo, com o posicionamento acima de um dia, estando no meio do caminho entre o Day Trader e o Position Trader, uma estratégia de operadores que atuam por meses ou anos. Existe também o High Speed Trading, um tipo de trade de rápida frequência montado por meio de algoritmos.

Antes de atuar profissionalmente é fundamental que o trader conheça bem o funcionamento do mercado e, a partir desse conhecimento, defina qual estilo se adapta melhor ao seu perfil, necessidades e expectativas de retornos.

O que é importante saber sobre Day Trade e Swing Trade?

Entre os principais tipos de atuação dos traders no mercado, dois se destacam: o Day Trade e o Swing Trade. Confira cada um deles a seguir.

Day Trade

Aqueles que operam no Day Trade realizam suas operações de compra e venda no mesmo dia, com intervalos que podem ser de horas, minutos e até mesmo segundos de execução.

Devido ao grande fluxo de operações, o Day Trade proporciona ganhos em um período curto de tempo, desde que o trader tenha capacidade ampla de análise e tomada rápida de decisões corretas de acordo com os cenários apresentados.

O pagamento ocorre no final do dia e, por isso, o Day Trade é muito usado para fazer alavancagem, estratégia que visa a otimização a partir da movimentação de quantias maiores do capital que ele tem disponível no momento da operação.

Swing Trade

No Swing Trade as operações também ocorrem em um período curto de tempo, mas que é maior do que no Day Trade, sendo, no geral, de um dia a duas semanas. Apesar de ter um ritmo menos frenético de operações, já que o período de exceção é maior, demanda a mesma atenção que o Day Trade.

É preciso fazer o acompanhamento dos cenários e alinhar a estratégia sempre que for necessário. O Swing Trade não permite alavancagem, no entanto, os custos são menores, já que o fluxo de operações é menor quando comparado ao Day Trade.

O que é o Payroll?

Payroll (do termo em inglês “Nonfarm Payroll”) quer dizer “folha de pagamento não agrícola”, e é um importante indicador financeiro, definido a cada primeira sexta-feira do mês. Esse dia é esperado pelos traders mais experientes e arrojados do mundo, pois, a partir dele, é possível saber quantas pessoas têm empregos e recebem salários nos EUA.

Esse dado é importante porque aponta a situação da economia norte-americana que, por sua vez, tem reflexos em todo o mundo.

Como é a atuação do trader profissional?

O profissional tem espaço tanto em instituições financeiras quanto em corretoras. Entre suas atividades está a procura por melhores oportunidades envolvendo a compra e a venda de ativos. O trader autônomo pode trabalhar em instituições ou corretoras, mas precisa de uma certificação que comprove que ele atua como agente autônomo de investimentos.

A profissão permite o trabalho de casa, desde que não seja para terceiros, situação em que não é necessária a certificação de agente de investimentos. Como é um tipo de atividade que envolve cálculos, o ideal é que o trader tenha familiaridade com a área de exatas, embora essa não seja uma obrigatoriedade para a função.

Além disso, é recomendável que a pessoa seja capaz de agir sob pressão e não tenha dificuldades diante da tomada de decisões, pois isso faz parte da rotina na profissão. Disciplina, racionalidade e capacidade para controlar riscos são diferenciais nessa atividade.

Para conseguir manter a calma mesmo em momentos de pressão é recomendável investir em autoconhecimento e procurar sempre o controle das emoções. Lembre-se sempre que uma decisão mal tomada pode trazer perdas significativas e comprometer toda uma estratégia definida.

É bom lembrar que o trader não precisa de uma formação específica, mas ter ciência sobre conceitos de economia e da Bolsa de Valores é fundamental para que a função seja exercida com sucesso.

Como é o mercado para o trader?

O trader pode lucrar tanto na alta dos preços quanto na queda deles. Isso porque, mesmo quando a Bolsa está em queda, ela oferece possibilidades interessantes para o profissional, que, assim, consegue especular melhor.

De maneira geral, é possível dizer que, apesar de ser muito convidativa pela possibilidade de bom retorno financeiro, assim como qualquer outra profissão, a vida de trader exige muito estudo e dedicação para que o pretendente tenha condições de entrar no mercado e fazer bons negócios.

Nesse sentido, cabe ao profissional manter a constância em sua atuação, sempre em busca de evolução. Com o passar dos anos, a tendência é que, diante do acúmulo de conhecimentos e experiência de mercado, ele consiga melhores resultados em suas negociações.

Enfim, para obter lucro, o profissional precisa trabalhar com uma estratégia que permita a ele identificar com clareza as movimentações do mercado. E é justamente por isso que existem diferentes tipos de trader.

Quais as certificações para se tornar um trader profissional?

Consultor de investimentos

Essa certificação é concedida pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). É exigida para todos os profissionais que fazem recomendação de investimentos ou prestem auxílio na montagem de carteiras dos clientes.

Programa de Certificação Nacional (CNPI)

É obrigatório para quem atua como Analista de Valores Imobiliários. A certificação é concedida pela Associação dos Analistas e Profissionais do Mercado de Capitais (Apimec).

Agente autônomo de investimento

É uma certificação obrigatória para quem atua com representação de vendas das corretoras, e é concedida pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Agora que você sabe como funciona a vida do trader profissional, pode entender melhor a rotina de atuação e traçar um planejamento capaz de render resultados cada vez mais satisfatórios. Com visão estratégica, determinação e controle emocional, é possível obter bons retornos.

Fast Trade

A Fast Trade é uma plataforma diferenciada, que oferece diversos recursos para melhorar os resultados de traders de diferentes perfis e tempo de atuação. Com o uso do Fast Trade, é possível montar estudos, analisar gráficos e aprofundar-se com eficiência no cotidiano da Bolsa de Valores e em suas modificações constantes.

Veja alguns dos benefícios trazidos por essa plataforma:

  • simulador de investimentos;
  • estudos gráficos;
  • ferramentas de análises;
  • feed de dados mais utilizado no Brasil;
  • acompanhamento em tempo real;
  • tape reading;
  • cotações Internacionais (CFDs) e mais.

Agora que você já conhece alguns dos principais fatores presentes na vida de trader, pode entender melhor esse universo e melhorar o desempenho de seus negócios. Atuar no mercado financeiro exige dedicação, conhecimento e visão estratégica, sendo assim, é essencial se manter bem informado e atento.

Se quiser otimizar os resultados e aumentar seu repertório sobre o assunto, convidamos você a fazer o download da plataforma Fast Trade e começar a operar de forma rápida e segura.




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.