Blog

Trader

Fluxo de ordens: entenda as oportunidades e como fazer a análise

Por Rodrigo Santos
26 setembro 2019 - 16:14 | Atualizado em 22 outubro 2020 - 10:31

O intenso volume de negociações diárias mostram aos traders como o mercado apresenta variações de preços que, muitas vezes, são de entendimento complexo. Nesse sentido, o fluxo de ordens é um acontecimento natural gerado pelas emissões de compras e vendas de ativos vindas de todos os lugares do mundo.

É necessário buscar técnicas para entender como essa movimentação funciona, e nesse caso a tape reading é a mais adequada. A partir dela é possível entender os movimentos do mercado, o que é visto como base para a atuação do trader.

Neste post você entenderá melhor como analisar o fluxo de ordens e de que modo esse trabalho precisa ser feito. Acompanhe o conteúdo e saiba mais!

O conceito de fluxo de ordens e a importância ao trader

Basicamente, o fluxo de ordens é o entendimento de como o capital está girando dentro do mercado financeiro. As ordens são todas as compras e vendas realizadas, ou seja, elas sempre mostrarão o caminho que tem maior demanda no momento.

Para o trader, ter esse entendimento é fundamental na percepção das tendências, já que elas regulam o mercado amplamente. Quando essa leitura é feita adequadamente, o trader consegue ter a percepção de quais ativos têm maior movimentação, seja em posição de saída ou de entrada.

O tape reading como ferramenta de análise

tape reading é o mecanismo que permite ao trader analisar o fluxo de ordens do mercado. Há diversas características de movimentos de preços que podem ser detectadas e, na maioria delas, é uma verdadeira tradução da postura dos grandes investidores diante dos detentores de ativos.

Nesse caso, o tape reading é o que permitirá que o trader entenda quais movimentos estão sendo feitos por quem detém maior capital no mercado. Esses players têm forte influência na direção do fluxo de ordens, por isso a análise parte das ações que eles fazem nas negociações.

Muito se fala sobre a lei da oferta e procura como influência direta para o preço dos ativos, o que é sim uma realidade. No entanto, a postura dos grandes investidores faz com que os preços sofram impactos diretos, o que se reflete de maneira geral no mercado.

Por isso, se esses investidores estão subindo suas ofertas para obter determinado ativo, a tendência é que os preços deles alcancem números elevados. A partir disso, fica mais fácil a compreensão de que o tape reading é baseado nesses movimentos.

Os fluxos que podem ser detectados

Ao analisar fluxos de ordens com o tape reading é possível detectar alguns movimentos característicos e marcantes. Um trader precisa sempre se atentar às tendências que se apresentam no momento, já que são elas que geram consequências em relação à variação de preços no mercado.

A seguir, entenda melhor quais são os principais fluxos e de que maneira eles se apresentam em relação à atuação dos grandes players do mercado!

Agressão contínua

Esse movimento indica quando os investidores de grande porte estão desregulando suas ofertas e comprando a preços maiores ou vendendo a preços abaixo do mercado. Essa postura indica, certamente, alguma necessidade urgente na negociação, muito provavelmente motivada por um acontecimento à frente.

A questão é que, por se tratar de players que detêm grande capital no mercado, esses movimentos vão além de uma simples tendência e passam a regular valores. Seja no disparo ou na queda, o fluxo gerado por esses investidores se concretiza e se torna o cenário real do mercado naquele momento.

Fluxo passivo

Essa é a detecção do fluxo de ordens passivo dos grandes investidores, ou seja, a liquidez que eles apresentam no livro de ofertas. Esse movimento é percebido pelo volume de intenções de compra e venda que eles apresentam em determinado momento.

A observação é fundamental para mostrar qual tem sido a postura dos players de grande porte no mercado, ou seja, quais intenções têm marcado seus movimentos. Para o trader, o ideal é analisar a fundo essas ordens geradas e segui-las, já que certamente serão a tendência concreta do mercado em breve.

Volume de negociação

Observar o volume de negociação é sempre importante quando se quer entender melhor o fluxo de ordens. Nesse caso, trata-se de observar a quantidade de negociações realizadas em diferentes níveis de preço. Essa subdivisão ajuda a entender em qual faixa os ativos estão sendo comprados e vendidos.

A partir dessa análise, o trader consegue saber em que momentos há uma espécie de congestionamento, em que há muitas ordens, mas poucas entradas e saídas. Além disso, também é possível detectar momentos em que o nível de negociações é baixo, o que faz com que o preço corra naturalmente.

O aperfeiçoamento da análise do fluxo de ordens

Por ser basicamente um estudo sustentado por análises, o tape reading depende de aperfeiçoamento e experiência. Observar o fluxo de ordens é um trabalho de esgotamento e que só assim vai mostrar as oportunidades que o mercado oferece.

Entre esses tipos de fluxos que você viu, diversas chances de operar diante dos cenários distintos são oferecidas. Tudo depende de como o trader consegue ter a percepção de que, em determinado momento, há boas chances para ele.

Para se aperfeiçoar nessa visão é necessário se dedicar. Há bons caminhos para ter cada vez mais assertividade ao lidar com o fluxo de ordens, e algumas dicas podem ajudar. Veja a seguir!

Observar de forma exaustiva

Quanto mais tempo o trader dedicar à observação, maior será sua capacidade de saber identificar os fluxos de ordens. O estudo diário e as análises dos movimentos do mercado devem ser praticados para que as oportunidades sejam detectadas.

Analisar as negociações realizadas

É como o estudo da história: se você sabe o que aconteceu no passado, certamente pode agir diante disso para fazer algo de bom no presente. A partir desse princípio é possível afirmar que o histórico de negociações e o livro de ofertas são dois materiais que servem de base para entender os movimentos dos investidores.

Fazer intercâmbio com traders

Traders mais experientes com tape reading podem passar percepções muito valiosas que eles aplicam em sua operação diária. Busque sempre ouvir o que eles têm para falar! Atualmente, há muitos fóruns, vídeos e análises na internet que podem ajudar.

A análise do fluxo de ordens é importante para entender o que o mercado tem recebido a níveis de entradas e saídas e como elas impactam os preços. Grandes investidores regulam as negociações e, se você entende como eles atuam, certamente pode ser aproveitar disso!

E aí, gostou deste post? Entendeu como funciona o fluxo de ordens e quer entender mais sobre o assunto? Então leia nosso artigo para entender melhor o tape reading e como utilizá-lo!

Fast Trade

A Fast Trade é uma plataforma diferenciada, que oferece diversos recursos para melhorar os resultados de traders de diferentes perfis e tempo de atuação. Com o uso do Fast Trade, é possível montar estudos, analisar gráficos e aprofundar-se com eficiência no cotidiano da Bolsa de Valores e em suas modificações constantes.

Veja alguns dos benefícios trazidos por essa plataforma:

  • simulador de investimentos;
  • estudos gráficos;
  • ferramentas de análises;
  • feed de dados mais utilizado no Brasil;
  • acompanhamento em tempo real;
  • tape reading;
  • cotações Internacionais (CFDs) e mais.

Agora que você já conhece alguns dos principais fatores presentes na vida de trader, pode entender melhor esse universo e melhorar o desempenho de seus negócios. Atuar no mercado financeiro exige dedicação, conhecimento e visão estratégica, sendo assim, é essencial se manter bem informado e atento.

Se quiser otimizar os resultados e aumentar seu repertório sobre o assunto, convidamos você a fazer o download da plataforma Fast Trade e começar a operar de forma rápida e segura.




Sobre o autor