Consulta de CPF: veja quais informações você pode obter!

Thamara Araujo

12 março 2024 - 10:55 | Atualizado em 25 março 2024 - 14:03

A consulta de CPF é um serviço importante e que ajuda qualquer cidadão a entender quais informações e registros estão associados ao seu cadastro como pessoa física. No entanto, nem sempre é fácil ter acesso a esses dados, uma vez que cidadãos comuns precisam fazer uso de ferramentas específicas para a busca.

Ao consultar seu CPF, é possível verificar informações das mais variadas. Negativação de crédito, empresas abertas em seu nome, ações judiciais e uma série de outros dados são disponibilizados. Ficou interessado em saber mais sobre essas consultas? Entenda melhor sobre o assunto neste post!

Qual é importância da consulta de CPF?

O CPF é o registro de cidadão que cada pessoa tem, justamente por isso informações variadas são associadas a ele. As consultas são importantes para verificar quais foram os últimos dados cadastrados sobre você. Com o acesso à informação ampliado, a busca por checar esses dados têm aumentado.

Ainda que você não esteja endividado ou não tenha ação judicial, ou empresa ligada ao seu CPF, a consulta regular se faz importante. Esse é um mecanismo que ajuda na proteção do seu nome e na checagem de algum possível uso indevido dele, sem o seu consentimento. O CPF é um registro extremamente relevante!

As consequências de uma negativação

A negativação é um importante mecanismo que as empresas usam para registrar consumidores inadimplentes. Dessa maneira, uma dívida não paga pode resultar na indicação direta desse problema no CPF. Quem faz esse controle são os órgãos de proteção de crédito. Eles atuam na negativação, como forma de proteger o mercado.

O que é popularmente conhecido como “estar com o nome sujo” se trata do recurso que esses órgãos têm para limitar o crédito de inadimplentes. Dessa maneira, empréstimos, financiamentos e solicitações de novos cartões de crédito são bloqueados. A situação só é regularizada com o pagamento dos débitos.

A negativação pode se tornar um problema ao consumidor, especialmente se ele pretende realizar alguma operação que exija a análise do seu CPF. Diante disso, ter uma plataforma de consulta direta a essas informações se torna uma necessidade crescente. No entanto, poucas pessoas sabem como realizar essas buscas.

Como fazer a consulta de CPF?

Atualmente, a melhor forma de realizar uma consulta de CPF é por meio de ferramentas especializadas. São plataformas digitais que oferecem informações amplas e detalhadas de diversas fontes diferentes. Ao acessar esse registro, o consumidor visualiza seu cadastro em vários órgãos e de diferentes perspectivas.

Todo esse trabalho é feito de uma forma simples: o CPF é inserido em um campo de procura e, de acordo com a amplitude da plataforma, todas as informações são disponibilizadas em um painel acessível e prático. Assim, em um clique é possível ter uma noção completa de como o seu nome é visto pelos órgãos de proteção de crédito.

Quais informações são verificadas na consulta de CPF?

A consulta de CPF feita por meio de plataformas é uma forma avançada de ter acesso ao cadastro de pessoa física. Apesar de a preocupação principal estar sempre ligada à negativação de crédito, há muitas outras questões importantes que podem e deve ser verificadas regularmente.

Há muitos casos de uso do CPF como forma de estelionato. Esses crimes geram muitos problemas, uma vez que toda ação fraudulenta é feita com o registro de outra pessoa. Na maioria das vezes, a vítima não sabe o que está acontecendo, por isso, não consegue agir a tempo para solucionar as questões geradas.

Para evitar esses e outros problemas, a consulta de CPF completa é a melhor saída para manter uma rotina de verificação frequente sobre essas informações. A seguir, entenda melhor quais são os dados que podem ser consultados e qual é a relevância de cada um deles para uma pessoa física.

Negativação de crédito

Principal busca, a negativação de crédito é um dos principais registros associados ao CPF. Na consulta, o consumidor pode entender melhor qual empresa o negativou, qual é o valor total da dívida e quando foi feito o registro. A partir disso, é possível buscar soluções de conciliação e quitar a situação de inadimplência.

Situação do CPF junto à Receita Federal

Simples, porém, fundamental. A consulta junto à Receita Federal mostra a situação cadastral do CPF, com informações sobre a validade do registro da pessoa física em questão. Nessa consulta, não são fornecidos dados relacionados à situação financeira ou fiscal do consumidor.

Exposição pública

A consulta de Pessoas Expostas Publicamente (PEP) é um registro voltado a quem ocupou cargos públicos de destaque no país durante os últimos 5 anos. A proposta é garantir a regularidade nas atividades, evitando exposição de dados sigilosos e garantindo proteção contra atos de lavagem de dinheiro, por exemplo.

Ações judiciais

Nessa consulta, o portador do CPF consegue consultar se corre algum processo na justiça contra ele, seja por parte de empresas, seja por parte de outras pessoas físicas. Esse registro tem detalhes de quem abriu a ação e quando ela foi iniciada.

Score de crédito em órgãos de proteção

O score de crédito é uma pontuação relacionada ao CPF. Quanto maior esse score, mais bem avaliado o consumidor está no mercado. Isso gera influência positiva ao buscar um crédito ou um financiamento.

Lista do trabalho escravo

A lista do trabalho escravo é um registro feito a CPFs e CNPJs empregadores que mantinha funcionários em condições de exploração ilegal de mão de obra. A consulta ajuda a entender se seu cadastro tem algum registro desse tipo.

Protestos

O protesto é um registro em cartório que empresas e pessoas físicas realizam indicando que determinado pagamento não foi feito. Na consulta, você pode verificar se há algum tipo de protesto voltado a você, com as informações detalhadas dos valores, de quando foi feito e de quem o solicitou.

Qual plataforma oferece a consulta de CPF?

Parece interessante conseguir realizar todas essas consultas sempre que desejar, certo? A Data Engine Cedro é a plataforma que permite ter uma visão completa e detalhada de tudo que está associado ao seu cadastro. Por meio da ferramenta, de modo simples, você digita seu CPF e verifica na tela as informações que escolheu!

São 5 pacotes de consultas que você pode optar: Básico, Básico II, Intermediário, Avançado e Personalizado. Cada um deles tem um preço diferente e contam com uma abrangência de informações buscadas na hora da consulta. Dessa forma, você só paga pelo que tem interesse em verificar regularmente.

Pronto para fazer sua consulta de CPF? Tenha total controle sobre sue registro como pessoa física e esteja sempre atento a qualquer notificação recente ou registro de informação que seja do seu interesse. Assim, você se mantém atualizado e não fica na mão quando precisar de um crédito ou de outro serviço financeiro!

Visite a página da Data Engine e conheça melhor como a plataforma pode ajudar você a realizar consultas no seu CPF!

Que tal receber o seu dossiê financeiro?

Com o seu CPF, consulte agora e sem burocracia sua reputação financeira.

Tenha acesso a todas as informações em único lugar! Com o Data Engine, nós acessamos várias fontes diferentes para você e não apenas SPC e Serasa. Consulte agora!

Recomendados para você

seguranca-digital-na-gestao-de-dados-corporativos
Como garantir a segurança digital na gestão de dados corporativos? ...
Homem de terno fazendo anotações em um caderno e olhando o computador
Banco Central prepara mudanças na regulamentação de prevenção à lavagem de dinhe ...
Pessoa utilizando computador
Data Engine: conheça as principais facilidades desta Plataforma ...